top of page

Os filmes de terror de 2020: parte I

O gênero de horror está em plena Lua de Mel com o cinema. Produções com grande qualidade têm ajudado o cenário a se expandir e ser mais valorizado. Em 2019 tivemos obras célebres, e em 2020 um caminho com grandes promessas começa a se abrir e a encher nossos olhos. Teremos continuações de sagas queridas, remakes e obras originais, tudo para pontuar ainda mais este gênero e nos deixar com um frio na espinha (de ansiedade). Para comprovar isso, fiz uma lista generosa que ficou um pouco maior do que eu imaginava. Isso pode ser um ponto positivo, mas só poderemos dizer isso após cada obra ser lançada, afinal, quantidade nunca é sinônimo de qualidade.

Como a lista ficou grande, farei dois conteúdos sobre as produções. É importante lembrar que as datas de lançamentos podem mudar de acordo com os estúdios, então é bom ficar atento: alguns filmes são adiados ou adiantados.

MARIA E JOÃO: O conto das Bruxas

Estréia: 20/02/2020

Iniciando nossa lista temos Maria e João: O conto das Bruxas (Gretel & Hansel), nova adaptação do conto de João e Maria dirigido por Osgood Perkins (A Enviada do Mal). O longa aborda o tom mais sombrio do conto (uma característica bem mais próxima da versão original da história), e acompanha Maria (vivida pela linda Sophia Lillis, de IT)  num momento de escassez e fome. Desesperada, ela decide ir em busca de comida e trabalho juntamente com seu irmão mais novo Hansel (Sammy Leakey). A caminho, passando pela floresta, encontram uma estranha mulher (Alice Krige), e é então que a verdadeira face do mal é revelada.


A COR QUE CAIU DO ESPAÇO (Colour Out of Space)

Previsão de estréia: 05-02-2020 (nos Estados Unidos. Ainda sem previsão no Brasil)

No segundo da lista temos a versão cinematográfica de um dos contos do incrível escritor de terror e fantasia H.P. Lovecraft. O conto, escrito em meados de 1927 já teve uma versão para o cinema em 2010, intitulada Die Farbe e produzida na Alemanha pelo diretor Huan Vu – uma película feita toda em preta e branco para aumentar a sensação de suspense e incomodo.

A nova versão dirigida por Richard Stanley (Sangue Tipo B), é estrelado por Nicolas Cage e narra a história de um meteorito que cai na fazenda de Nathan Gardner (Cage). Após a queda, o estranho organismo muda completamente a vida da família de Gardner e da cidadezinha próxima a sua fazenda, infectando a todos com sua estranha cor magenta. A ameaça começa a tomar seus corpos e suas mentes.

A Cor que caiu do Espaço por enquanto não tem previsão de estréia no Brasil:

O HOMEM INVISÍVEL

Estréia: 27/02/2020

O homem Invisível é uma daquelas obras queridinhas em Hollywood que ganham várias refilmagens. A personagem foi criada em 1897 por H.G. Wells e ganhou sua primeira versão para o cinema em 1933.

Esta nova versão, dirigida e escrita por Leigh Whannell (que foi um dos roteiristas do primeiro Jogos Mortais e que também estrelou o filme como o personagem Adam Faulkner), parece fazer uma alusão sombria a relacionamentos abusivos ao retratar a história de Cecília Kass (Elizabeth Moss) que vive uma relação conturbada com seu namorado (Oliver Jackson-Cohen), um cientista renomado. Cansada do tratamento violento do namorado, Cecília decide fugir com a irmã e após a fuga descobre que o namorado havia suicidado. O namorado entretanto, havia lhe deixado uma herança, desde que ela comprovasse sanidade completa de seus atos. E é a partir de então que situações sinistras e misteriosas se desencadeiam na vida de Cecília, que começa a duvidar da morte do ex.


UM LUGAR SILENCIOSO: Parte 2

Estréia: 19/03/2020

Um Lugar Silencioso foi um daqueles suspenses tímidos que nos surpreendeu positivamente. Com uma premissa ousada ele nos transportou até a família Abbott, que vive no Meio-Oeste dos Estados Unidos tentando sobreviver em um mundo pós apocalíptico ameaçado por criaturas mortais que são guiadas pelo som. O filme que apostou numa atmosfera dramática dentro do suspense, abordando o dia a dia da família em situações de total desespero, arrecadou aproximadamente 340 milhões de doletas e a promessa de uma continuação.

E aqui está ela: Um Lugar Silencioso parte 2, que estreia em março deste ano, continua a saga dos Abbott após os acontecimentos do primeiro filme, ainda em busca da sobrevivência através do silêncio. Desta vez eles precisarão desbravar outros locais e enfrentar outros perigos. O longa também contará com cenas de flashback para relembrar o início da invasão das criaturas.

Um Lugar Silencioso parte 2 retorna com John Krasinski como diretor e roteirista. Krasinski interpretou Lee Abbott no primeiro longa, além de estar nas frentes de direção e roteiro.


OS NOVOS MUTANTES

Estréia: 02/04/2020

OK, você deve estar pensando “mas o que diabos um filme de mutante tem a ver com filmes de terror?!!!”, calma que eu te explico: Os Novos Mutantes sempre teve sua premissa ligada ao lado mais sombrio de seus poderes e está totalmente desvinculado ao cenário de super heróis, como o próprio diretor e roteirista Johs Boone já afirmou. Ao lado de Knate Lee, desenvolveu um roteiro baseado no desenvolvimento dos personagens em um hospital para mutantes, enquanto eles lutam contra o Urso Místico.

A premissa de terror parecia promissora, mas seu lançamento se tornou uma novela pela Fox: o filme terminou as filmagens em 2017 e deveria sair em 2018, então foi adiado para fevereiro de 2019 e depois agosto do mesmo ano, até ganhar nova data: 02 de abril de 2020.

Enquanto as notícias transformavam Os Novos Mutantes em uma piada de mal gosto, a Fox rebatia alegando que os adiamentos eram uma forma de evitar que o longo competisse com outras produções do próprio estúdio. E nesse meio tempo a Fox enfrentou alguns fiascos no cinema como a Fênix Negra e as negociações de sua compra pela Disney.

Depois deste vendaval de emoções parece que Os Novos Mutantes finalmente será lançado este ano. Torcemos para que não haja qualquer outro impedimento.


A ILHA DA FANTASIA

Estréia: 16/04/2020

A Ilha da Fantasia foi uma série americana lançada entre 1977 e 1984. A famosa série narrava a história de uma ilha paradisíaca que podia realizar os sonhos dos visitantes que por lá estavam, mesmo que os desejos não saíam totalmente como o esperado.

Estrelado por Ricardo Montalban, como o Sr Roarke, e Hervé Villechaize, como o assistente Tattoo, a série teve 7 temporadas e 155 episódios e tinha um tom leve, bem humorado e divertido.

Este ano, o diretor Jeff Wadlow (Verdade ou Desafio?), decidiu utilizar a mesma premissa da série com uma abordagem mais, digamos, aterrorizante e misteriosa: o personagem Sr. Roarke (aqui interpretado pelo ator Michael Peña), avisa das maravilhas da ilha aos recentes visitantes e reforça a possibilidade de se realizar qualquer desejo naquele lugar: com o passar do tempo eles percebem que todas as maravilhas e realizações exigem um preço muito alto a se pagar e que as consequências vão lhe custar a vida.


JOGOS MORTAIS: ESPIRAL

Estreia: 15/05/2020

Este ano, a saga de Jogos Vorazes ganha nova produção, desta vez produzida e estrelada por Chris Rock (fã confesso da saga) que pretende lançar uma espécie de reboot da história. O filme tem na direção Darren Lynn Bousman (que dirigiu Jogos Mortais 2, 3 e 4) ocupando a mesma cadeira e Pete Goldfinger e Josh Stolberg como roteiristas.

Samuel Jackson também estreará o filme, interpretando um detetive sênior, que ajudará Chris Rock (seu filho) a desvendar uma série de assassinatos bizarros que estão ocorrendo na cidade.

Os produtores prometeram que o filme terá as armadilhas mais cruéis e bizarras já existentes na saga (esperemos que isso seja um bom sinal e não apenas um artigo luxuoso do roteiro para não ter que se preocupar com a qualidade da história).

ANTEBELLUM

Estréia: 21/05/2020

Todo fã de terror já ouviu falar pelo menos uma vez, entre 2018 e 2019, o nome de Jordan Peele. Ele foi o responsável por dois incrivelmente espetaculares filmes de terror desses dois anos: Corra! e Nós.

Desta vez Peele estará presente em duas produções do gênero: Candyman – que falarei a seguir – e Antebellum. Neste último, Peele fará parte da equipe de produtores, deixando a cargo de Gerard Bush e Christopher Renz a direção e roteirização do longa.

A trama é estrelada pela belíssima Janelle Monáe, que interpreta uma escritora de sucesso que, inexplicavelmente se vê presa em duas realidades, a do passado – na época das plantações do sul – e a do presente. Agora ela precisa entender esta conexão e como resolvê-la, além de entender qual mistério circula sua vida.


CANDYMAN

Estréia: 11/06/2020

Candyman foi um personagem desenvolvido através da mente criativa de Clive Barker e lançada no conto The Forbidden:  No conto, um escravo se relaciona com a filha de seu dono e então é morto após tortura. Espancado e com a mão decepada, o escravo é banhado em mel por todo seu rosto e corpo, para que abelhas e formigas o devorem. As pessoas que o viam no momento da tortura zombaram dele o chamando de Candyman cinco vezes.  Nasce então o assassino com mão de gancho que aparece após ser chamado.

O personagem se tornou famoso após ter seu próprio filme lançado em 1992 e intitulado O Mistério de Candyman. Após o primeiro, outras duas continuações foram lançadas: Candyman: Farewell to the Flesh (1995) e Candyman: Day of the Dead (1999).

Neste ano, seu remake contará com a participação do Candyman original (interpretada por Tony Todd), Todd fará novamente o próprio assassino. A direção ficará por conta de Nia Dacosta (Little Woods) e a produção – como havia falado – está a cargo do sempre talentoso Jordan Peele.

A história do remake abordará um artista consagrado em Chicago, vivido por Yahya Abdul-Mateen II (o vilão de Aquaman), que decide pesquisar a fundo sobre a lenda de Candyman. A partir daí estranhos assassinatos começam a envolver a vida do artista.


UMA NOITE DE CRIME 5

Estreia: 09/07/2020

E para finalizar a primeira parte da nossa lista temos o fim de uma saga violenta: Uma Noite de Crime 5 que, de acordo com o criador James DeMonaco, promete encerrar a série das noites de Expurgo.

Dirigida por Everardo Gout (Luke Cage) o longa vai abordar a disputa entre dois partidos políticos para alcançar o poder lutando pelo controle do Estados Unidos em momento bem caótico.

[ ainda sem trailer oficial]

Qual destes filmes você está mais ansioso para ver? Deixa aí nos comentários!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page