top of page

‘Ela Disse’: filme sobre jornalistas que expuseram Harvey Weinstein

Primeiramente, o filme “Ela Disse”mostra os bastidores da criação do artigo do New York Times que expôs os crimes sexuais de Harvey Weinstein.

Estrelado por Carey Mulligan e Zoe Kazan, o filme “Ela Disse” mostra as dificuldades, medos, inseguranças e até mesmo perseguições e retaliações para que a reportagem sobre as vítimas do produtor Harvey Weinstein não saísse.

A história

A história é protagonizada por mulheres, mostrando tanto o lado humano como pessoal de cada uma delas, o que faz a narrativa envolvente e tocante. O mais interessante é a perspectiva de ver mulheres dando voz a outras, sem silenciamento, sem violências ou ameaças. Além disso, o filme é protagonizado por Zoe Kazan (Será Que?) e Carey Mulligan (Drive) e conta com Patricia Clarkson, Samantha Morton, Jennifer Ehle e Ashley Judd (no papel dela mesma).

Harvey Weinstein, era um super produtor de Hollywood que decolou várias carreiras – e sabotou muitas por puro machismo e assédio. 

Mesmo fazendo de tudo para que o artigo não saísse e as vítimas se calassem, quando o artigo saiu, mais de 80 mulheres vieram a público acusá-lo de diversos abusos, sabotagens e agressões.

Bastidores

Nos bastidores da construção da reportagem, “Ela Disse” deixa bem evidente que Harvey Weinstein era apenas a ponta de um iceberg imenso. Afinal, vivemos em um mundo controlado pelo patriarcado. Assim, a indústria Hollywoodiana silenciava as mulheres e as forçava a assinar acordos absurdos assegurar que o nome do produtor fosse preservado. Aliás, o filme também cita como algumas atrizes de renome como Rose McGowan, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow tentaram expor seus crimes. Mas infelizmente todas foram constantemente silenciadas e tiveram suas carreiras prejudicadas por Weinstein. Além disso, Gwynet Paltrow paraticipa do filme, já que é a sua própria voz que se ouve em um telefonema com Jodi Kantor.

Apesar de falar de violência, o filme não apresenta nenhuma cena do tipo. Nem o próprio Weinstein tem muito destaque, apresentado por pouquíssimo tempo em tela e de costas. Porque o enfoque do filme são os sentimentos das mulheres, que vão de exaustão, indignação e até mesmo alívio quando o artigo é finalmente publicado após muitos esforços.


0 visualização0 comentário

Σχόλια


bottom of page