top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Entrevista com a autora FRANCELIA PEREIRA!

Hoje batemos um papo com Francelia Pereira, uma belorizontina autora das séries Habitantes do Cosmos, Artemísia, Fallen Angels e Marana.

Vem conhecer um pouco mais sobre seu trabalho e apoiar a cena artística mineira!

PGK: Quem é Francelia Pereira? 


Francelia: Sou mineira, nasci em Belo Horizonte, em 1977. Cursei Informática Industrial, no CEFET/MG, Pedagogia/UFMG, Letras/FAPEII e fiz alguns cursos extracurriculares, mas nunca me formei em nada. Letras foi o curso em que persisti mais, ficou faltando somente uma matéria e o estágio obrigatório, para concluir, mas depois de dar aula na rede pública e passar por um estágio, na área de revisão, de uma editora, decidi deixar o curso de lado. Abandonei o curso de Letras em 2014, quando comecei a trabalhar com os livros.

Já fui baixista em uma banda de Heavy Metal e fiz um semestre de Teoria Geral da Música, na UFMG. Também, na UFMG, fiz um semestre de Sânscrito. Fui estagiária no Hemominas, no Programa Carro Biblioteca, da UFMG, no CIEE/MG e na PBH, no programa Família Escola. Na área privada, atuei no comércio e como auxiliar administrativo. Em relação aos trabalhos que já desempenhei, os da área social sempre eram os que mais me motivavam e os do setor privado os que mais me deprimiam.

Hoje, entendo os meus projetos literários como o resultado de tudo que já vivi, é uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso.

PGK: Como surgiu a sua paixão pela escrita?

Francelia: Comecei a escrever, porque sempre senti falta de histórias, do universo Pop, que apresentassem elementos brasileiros. A arte Pop é a que mais conquista pessoas no mundo todo, por causa da linguagem, que é mais simples e mais atraente. Na Literatura é a mesma coisa, e quando terminei minha monografia, para o curso de Letras, sobre linguagem na era digital, percebi que nossa cultura não é representada nesse tipo de obra e que esse é um dos fatores que afastam as pessoas dos livros, então me aventurei nesse universo e acabei presa, nele. Hoje não consigo me ver fazendo outra coisa, a não ser escrever.

PGK: Qual foi a sua maior influência dos quadrinhos e da cultura pop?

Francelia: Minha maior influência nos Quadrinhos é o Alan Moore. Quando li Watchmen, pela primeira vez, fiquei encantada com a narrativa do Moore, entendi que aquela era a linguagem literária do século XXI. Depois, enquanto fazia pesquisas para a minha monografia, li a obra Quadrinhos e Arte Sequencial, do Will Eisner, e essa ideia se fortaleceu mais ainda. Quando escrevi Artemísia, já imaginei a personagem nos Quadrinhos, mas achei que era um sonho distante, por isso apostei primeiro nos livros.

Além do Alan Moore, na cultura Pop, Aldous Huxley, Quentin Tarantino e George Lucas são minhas maiores influências.

PGK: Quais seus tipos preferidos de leitura, livros especiais que marcaram sua vida e/ ou foram grandes influências para você?

Francelia: Sou uma pessoa muito curiosa, então, minhas leituras preferidas estão ligadas ao conhecimento.

Amo obras de Mitologia, História, Psicologia, enfim, adoro fazer pesquisas, sobre temas que se relacionam à humanidade. Pra mim, é um processo de autoconhecimento.

Livros de ficção só me atraem quando estão relacionados a algum campo do conhecimento, por isso prefiro as distopias e as ficções científicas.

As obras que mais me marcaram, e que são grandes influências pra mim, são: A Ilha, do Aldous Huxley, Watchmen, do Alan Moore, A Terra dos Mil Povos, do Kaká Werá e A Doutrina Secreta, da Helena Blavatsky.

PGK: Quais são seus hobbies? 

Francelia: Meus hobbies são: ler, ouvir música, assistir séries, comer besteira e fazer caminhada.

PPGK: Conte-nos sobre Habitantes do Cosmos: de onde veio a ideia, suas inspirações… foi a sua primeira publicação? 

Francelia: O primeiro livro que escrevi foi Habitantes do Cosmos, que é um Romance, de volume único. Escrevi esse livro pra participar de um concurso de Literatura, aqui em BH. Uma das regras do concurso exigia que a obra não fosse divulgada, antes do resultado final, por isso não foi minha primeira publicação.

Gostei muito da história de Habitantes do Cosmos, mas não tinha ficado satisfeita com a forma como escrevi essa história. No final desse livro, apareceu uma personagem que não saia da minha cabeça, que era a Artemísia; então, comecei a esboçar meu primeiro roteiro, de Quadrinho, com a Artemísia, que é a história do primeiro capítulo da HQ. Na época, eu não tinha a menor ideia de como publicar livros ou Quadrinhos, então enviei o texto pra uma seleção da Editora Draco, mas era um texto muito amador, ainda, e não foi aprovado. Pra não perder a história, comecei a escrever o livro, apresentando a Artemísia, dentro do contexto de Habitantes do Cosmos, mas com uma linguagem mais Pop. Foi assim que surgiu minha primeira Light Novel, mas Artemísia teve sua primeira publicação como Romance, pela Editora Buriti, em 2015.

Por ser um Romance, Habitantes do Cosmos não poderia ser o primeiro volume da Light Novel, então, para produzir o Apocalipse, aproveitei alguns textos desse Romance, fiz as devidas adaptações na narrativa e acrescentei algumas cenas. Isso foi feito depois de Habitantes do Cosmos 3 – Nova Atlântida já estar concluído.

Muita coisa me influenciou a escrever Habitantes do Cosmos. O contexto social de 2013, as angústias, com relação ao futuro que começava a tomar forma, a conclusão das pesquisas pra minha monografia, as leituras que fiz na época, enfim, tudo isso me levou a escrever essa história.

PGK: Como as pessoas podem adquirir seu trabalho? 

Francelia: Minhas obras estão disponíveis, em formato digital, na Amazon e em formato físico na minha loja virtual.

Quando vou lançar um livro novo, ou quando as tiragens se esgotam, geralmente faço pré-vendas no Catarse.

Edit: Recentemente teve pré-venda no Catarse de ARTEMÍSIA, uma série em dois volumes, spin-off de Habitantes do Cosmos.

PGK: Você participa de feiras/ exposições e quer nos falar de alguma já confirmada?

Francelia: Dos eventos confirmados, estarei no Anime Festival, aqui em BH, nos dias 14 e 15 de Dezembro.

PGK: Há algum projeto para o futuro, seja de livro ou de qualquer outra coisa que você pretenda produzir?

Francelia: Tenho vários projetos! 🙂

De livro, há um projeto em andamento. Vai ser uma Light Novel, mas de volume único. Preciso também dar continuidade à série Habitantes do Cosmos.

De Quadrinhos, serão mais dois volumes da história O Muiraquitã Original, com a Artemísia, e pretendo começar a série da Marana.

E há dois projetos de game. Por enquanto não posso dar muita informação, porque ainda não é algo certo, mas um será com a Artemísia e o outro com a Marana, caso esses projetos venham a se concretizar.

Esses são os principais projetos, por enquanto.

PGK: Qual conselho você daria para alguém que sonha em seguir a carreira de escritor?

Francelia: Se dedicar à carreira de escritor é algo muito difícil, ainda mais em um país como o Brasil, cheio de preconceitos, de opiniões equivocadas, sobre tudo, e onde pouca gente realmente valoriza a leitura, mas se você sente uma necessidade muito grande de escrever, então vá em frente, mesmo com todos os obstáculos que terá que enfrentar, porque é isso que vai dar sentido à sua vida.

Acompanhe os trabalhos da Francelia pelas redes sociais: Instagram, Facebook e também pelo Facebook de suas publicações, como Habitantes do Cosmos e Artemísia.

Você também pode conferir a primeira edição de ARTEMÍSIA gratuitamente, clicando aqui. Olha só um sneak peak:

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page