top of page

Stranger Thing 3ª Temporada: 12 grandes referências aos anos 80/90

Dia 4 de Julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, ocorreu a estréia da terceira temporada de STRANGER THINGS na Netflix. Com uma temporada de tirar o fôlego, a série manteve seu ritmo e seus mistérios, deixando alguns pontos para serem explorados na próxima temporada.

Não é surpresa que elementos dos anos 80 permeiam não só o roteiro, mas todo o aspecto visual da série. Nessa temporada não foi diferente, e por isso reunimos aqui dez referências para você ficar por dentro:

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILER

1) EXTERMINADOR DO FUTURO (1985)

O russo Grigori (Andrey Ivchenko) lembra muito não só o ciborgue interpretado por Arnold Schwarzenegger no primeiro filme da franquia, mas também o ciborgue do segundo filme, T-1000. O jeito de andar, de falar, as expressões e a postura imbatível são referências diretas a esses filmes.

2) ALIEN 3 (1992)

Apesar de muitas cenas com referências à franquia ALIEN, nessa temporada, em especial, Nancy Wheeler fica frente à frente com o Devorador de Mentes, tal qual a Tenente Ripley, quando encurralada.

De Alien há uma outra referência, que é quando o Devorador de Mentes abre a boca e de lá saem “tentáculos” com boca, ou algo parecido. Alien faz a mesma coisa:

3) OS GOONIES (1986)

Apesar de Conta Comigo (1986) ter também um grupo de amigos, Goonies se aproxima mais de Stranger Things pelo contato com o sobrenatural, o desconhecido. O grupo consegue seguir caminho sozinho, salvando a cidade no final, e os pais não tem muita ideia do que eles estão fazendo.

4) JURASSIC PARK (1993)

A cena dos velociraptors no filme, procurando as crianças na cozinha, foi também homenageada em Stranger Things, quando o Devorador de Mentes está no meio do shopping procurando pelos garotos. A tensão é igual!

5) DURO DE MATAR (1988)

A cena entre Hopper e Grigori, em que o russo duvida que o policial realmente vai apertar o gatilho, com base na presunção de que policiais tem regras, não vão atirar em ninguém pelas costas, etc., vem direto de “Duro de Matar“. O desfecho das cenas acaba sendo diferente, mas tirando isso, é também uma grande referência.

6) PICARDIAS ESTUDANTIS (1982)

Aqui são várias referências aos filmes. Uma delas é a cena em que Billy (Dacre Montgomery), sem camisa e com o calção vermelho, desfila pela piscina pública de Hawkins, arrancando suspiros das mães. Enquanto anda pela borda da piscina, toca a música “Moving in Stereo” (The Cars), que é trilha sonora desse filme. No filme, a cena é o oposto: Judge Reinolds fantasia Phoebe Cates com um biquíni vermelho na piscina de sua casa.

Phoebe Cates foi uma atriz que se tornou sex symbol nos anos 80 e ela é usada para comparar a beleza de Suzie, a namoradinha do Dustin.

Uma segunda referência é a própria aparência de Billy com o personagem vivido por Sean Penn:

A terceira referência fica por conta do uniforme usado por Steve na sorveteria, uma grande referência ao uniforme de Judge Reinhold na empresa de fast-food.

A última referência é o shopping 🙂

7) SOS MALIBU (1989)

Aproveitando ainda as cenas da piscina pública, os salva-vidas sendo colocados como verdadeiros “gostosões” tem também inspiração na série SOS Malibu, em que os personagens corriam em câmera lenta pra praticamente qualquer coisa.

8) BOLHA ASSASSINA (1988)

Nesse filme de terror, o monstro se alimenta de humanos e se torna uma coisa gosmenta, que se movimenta tal qual as partes do Devorador de Mentes.

9) ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)

Nesse filme também há uma referência do monstro, em formação: a aparência é muito semelhante a do Devorador de Mentes, quando ele começa a mudar de forma, além do que ambos os monstros são formados de restos de ossos e carne das vítimas.

10) AMANHECER VIOLENTO (1984)

Nos anos 80 era tempo de Guerra Fria, e Hollywood acabou lançando muitas produções com essa temática, direta ou indiretamente. Esse filme, por exemplo, conta a história de uma cidade que foi tomada por soldados soviéticos, e jovens do ensino médio se refugiam e acabam lutando contra esse grande inimigo.

11) DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)

Na primeira vez que vão fazer a viagem no tempo, o Dr. Brown e Martin Mcfly testam o DeLorean em um estacionamento de shopping. Em Stranger Things tem uma cena que ocorre num estacionamento em que os quadros da filmagem são muito semelhantes!

12) MAGNUN (1980)

Magnun foi uma famosa série de detetive dos anos 80 e no primeiro episódio Hopper, enquanto come pipoca e vigia o quarto de El com Mike, está assistindo esse seriado. Da metade da série em diante já vemos o policial incorporar o famoso detetive: Hopper, ao usar sua camisa florida, seu bigode e dirigir um carro conversível, são grandes referências a essa série!

Há ainda referências bem diretas, como De volta para o futuroHistória sem fim, que mais pareceram homenagens.

Gostaram das referências? Certamente devem ter outras tantas, e só assistindo a série novamente pra poder analisar!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page