top of page

Segredos de um Escândalo | Uma nova forma de contar um caso real

Atualizado: 16 de jan.

Saudações queridos nerds! ‘Segredos de Um Escândalo’, estrelado por Natalie Portman e Julianne Moore, com lançamento pela Netflix, se mostra uma maneira intrigante de contar uma história real.

Além de explorar o passado dos envolvidos, mostra os acontecimentos pós escândalo. Tudo no mesmo filme e sem confundir os espectadores.

Por isso venho aqui pra contar os segredos do longa e sem nenhum spoiler.

Descobrindo os Segredos

‘Segredos de um Escândalo’ se passa em 2015 e acompanhamos a trajetória da atriz Elizabeth (Natalie Portman) em busca de se aprofundar na história real de Grace (Julianne Moore), uma mulher de 34 anos que se apaixonou por um garoto de 13 anos.

Elizabeth irá interpretar Grace em um filme sobre seu passado e para isso ela passa alguns dias com a família para observar o comportamento, entender os sentimentos de Grace e dos outros ao seu redor.

Além de conhecer melhor o passado de cada um, ela pode observar as consequências de seus atos e Elizabeth deixa bem claro que ela é uma atriz que se envolve em seu trabalho em busca da perfeição.

Com isso, Elizabeth começa a criar situações em que ela possa sentir exatamente como Grace se sentiu e como se sente hoje. Isso acaba trazendo um certo desconforto na vida da família, fazendo com que questionem sobre o estilo de vida e outros aspectos familiares.

A História Real do Escândalo

Mary Kay Letorneuou era professora, casada, mãe de quatro filhos, tinha 34 anos e acabou se apaixonando por Vili Fualaau, um aluno da escola de apenas 12 anos.

Ambos mantinham o relacionamento em segredo, até que foram descobertos por policiais em 1996, o que levou Mary à prisão, mas ela insistia que seu relacionamento não era ilegal, já que o jovem Vili também estava apaixonado por ela, alegando ainda que foi o rapaz quem a procurou.

Para piorar a situação, Mary ficou grávida do adolescente e teve o se bebê na prisão. O caso teve repercussão nacional e internacional, pois mesmo com as alegações de Mary, ainda era considerado um relacionamento ilegal.

Após a segunda prisão de Mary, ainda pelo envolvimento com o jovem, assim que ele atingiu a maior idade, eles se casaram e ficaram juntos por 12 anos. Em 2017, Vili decide entrar com o processo de divórcio.

Mary faleceu em 2020 por câncer no cólon, com Vili e seus filhos aos seu lado.

Preciso saber a história real para entender o filme?

Não é necessário, mas a experiência com certeza é diferente, pois nesse filme, o que aconteceu e o que virá em seguida ficará apenas na sua imaginação, sendo revelado ao espectador apenas por fotografias e pelo que é contado para Elizabeth, pois, de acordo com a trama, o filme que conta a história do casal, ainda será produzido.

Uma vez que você está ciente da história real, há algumas falas nas entrelinhas que explicam muitos comportamentos dos personagens. Um deles é no motivo que pode ter levado o jovem a pedir o divórcio em 2017.

Roteiro e edição de ‘Segredos de um Escândalo’

O roteiro foi construído de uma forma dramática que consegue deixar o espectador envolvido com a história, nos deixando tão curiosos como Elizabeth.

O filme deixa muitas pontas soltas, mas como o espectador só possui aquele momento para conhecer o casal, cabe ao eu imaginário continuar contando a história, imaginando o que aconteceu e o que vai acontecer a partir daquele momento.

Sobre a edição, há uma construção estranha, parece que o filme queria ser algo mais tenso em alguns momentos, com zoom e músicas que não parecem se encaixar com a cena apresentada. Não ficou muito claro que sensação queriam passar e acredito que isso possa ter sido um uso falho do recurso.

Vale a pena assistir ‘Segredos de um Escândalo’?

Se você é fã de filmes baseados em casos reais, esse filme traz uma perspectiva diferente de se contar um fato real.

Pois ao invés de mostrar a história como aconteceu, a história acontece em suas consequências que querem contar como tudo aconteceu.

Isso faz com que o filme não seja apenas uma repetição do caso, que teve uma enorme repercussão na época e sim uma forma de contar os segredos daquele escândalo depois que saiu da mira da mídia e quais foram a consequências de seus atos e escolhas.

É isso nerds! Um abraço, bom filme e que a Força esteja com vocês!

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page