top of page

Sabor das Cores: Obras e Preparos Artísticos de Carol Rosset



CDQCON: Feira de Quadrinhos 


De acordo com o Cristiano Seixas,idealizador e um dos curadores da CDQCON, a data de 30 de janeiro foiescolhida para o lançamento da feira que já integra o calendário oficial dacapital, por ser quando se comemora o “Dia do Quadrinho Nacional” em todo opaís.Este ano, a CDQ CON acontecerá entre os dias 08 e 10 de março, naBiblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21,Funcionários) e em seu anexo na rua da Bahia, 1.889, Funcionários.Com entrada franca e pet friendly, a feira trará atrações de cultura pop eentretenimento que contemplam, além do público geek, crianças, adultos efamílias, com destaque para o lançamento do projeto de financiamento coletivo“Quadrinhos Sonoros Volume 1”, uma homenagem à música mineira.A 6ª CDQCON é uma realização da “Casa de Quadrinhos – Escola Técnica deArtes Visuais e Digitais”, com apoio da Biblioteca Pública Estadual de MinasGerais, Circuito Liberdade, Minas Literária, Secretaria de Estado de Cultura eTurismo de Minas Gerais, e recursos viabilizados pela Lei Municipal deIncentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

● Exposição da autora Carol Rossetti.(Escola / Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos)● Bate-papo com a autora Carol Rossetti.(Escola / Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos)● Lançamento da Graphic MSP: Magali – Receita / Noite de autógrafoscom a autora. (Loja Panini Point Cidade)● Evento para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional e primeira atividadeda CDQCON em 2024..



Exposição “Sabor das Cores – Obras e Preparos Artísticos de Carol Rossetti”


Apresentação: Exposição com esboços, processos artísticos, artes originais, ilustrações e páginas de HQs da artista e autora Carol Rossetti. Os destaques da exposição são as páginas originais aquareladas da Graphic MSP: Magali – Receita.

Datas: 30/01/2024 a 27/02/2024.

Abertura: 30/01/2024.

Bate-papo com a artista Carol Rossetti: 16:00 às 17:00.

Local: Escola / Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos.

Av. João Pinheiro, 277 – Boa Viagem, Belo Horizonte

.Horário de funcionamento: Segunda a Sexta – 08:00 às 22:00

Sábado – 08:00 às 13:00.




Entrada Gratuita.

Lançamento da Graphic MSPMagali – Receita em Belo Horizonte


Apresentação:Lançamento e Noite de autógrafos da Graphic MSP: Magali – Receita na LojaPanini Point Cidade em BH, com a presença da autora Carol Rossetti.

Data: 30/01/2024.Horário: 18:00 às 20:00.

Local: Rua dos Tupis, 337 – loja T58 – Shopping Cidade – Centro, BeloHorizonte




Graphic MSP Magali – Receita


Sinopse:Magali decide reproduzir uma antiga receita de sua bisavó. Mas, para isso, elavai precisar da ajuda de seus amigos. E da busca pelos ingredientes aopreparo, muita confusão vai acontecer. Com muita sensibilidade e aquarelaslindas, Carol Rossetti faz uma deliciosa releitura da clássica personagem deMauricio de Sousa.



Carol Rossetti


Biografia:Carol Rossetti é quadrinista, ilustradora e designer de Belo Horizonte. Lançouos livros Mulheres (2015), Cores (2016) e Vento Norte: primeiras histórias(2021), e segue desenvolvendo mais histórias de Vento Norte. Participou dezines, coletivos e realizou projetos de ilustração e narrativas gráficas emparceria com diversas instituições nacionais e internacionais. Em 2018, foico-curadora do FIQ e professora fixa no curso de formação de quadrinistas FIQJovem. Deu aulas de aquarela e quadrinhos no estúdio Black Ink e tem umcurso online de aquarela para iniciantes. Carol é ex-aluna da Casa dosQuadrinhos, e agora retorna à escola para expor a graphic novel MSP daMagali. Lançada em dezembro de 2023.




Dia do Quadrinho Nacional 


Apresentação: 

Em 1984, no dia 30 de janeiro, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu que o dia seria a data de celebração do Quadrinho Nacional. Uma referência à data da primeira publicação de “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, em 1869. Desde então a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, com o intuito de prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos. 



Casa dos Quadrinhos 


Apresentação: 

A Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais é uma escola de desenho, técnicas de animação, escultura, 3D, quadrinhos, ilustração e pintura digital localizada em Belo Horizonte, próxima à área do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Foi criada em dezembro de 1999, pelo artista Cristiano Seixas, inicialmente disponibilizando cursos livres de desenho artístico. Em 2009, foi criado o Curso Técnico Profissionalizante em Artes Visuais, com duração de dois anos, dividido em quatro módulos, com registro na Secretaria Estadual de Educação, e com validade em todo território nacional. 


Sua sede, que foi tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal em 2001, possui cerca de 500 metros quadrados de estrutura, distribuído entre salas de aula, biblioteca de acesso público e um espaço cultural. O Espaço Cultural Casa dos Quadrinhos foi inaugurado também em 2001 pela então Secretária de Cultura, Maria Celina Pinto Albano, onde a escola promove lançamento de livros e revistas, assim como exposições gratuitas e abertas ao público, contando com pinturas, ilustrações e esculturas, tanto de artistas nacionais quanto de estrangeiros. Nesse espaço também acontecem palestras abertas ao público com profissionais das áreas de quadrinhos, animação e games. 


A Casa dos Quadrinhos também promoveu exposições e aulas abertas gratuitas em parceria com a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. E oficinas com a PUC-Minas.  Além disso, a escola de artes também esteve presente em edições do Festival Internacional de Quadrinhos, da Bienal do Livro de Minas, da Virada Cultural de Belo Horizonte e da Feira Gráfica Faísca. 


A Casa dos Quadrinhos sempre procurou incentivar e divulgar a produção artística de Minas Gerais, primeiramente através da criação do Troféu da Casa, que premiava os melhores trabalhos do ano, e durou entre 2004 e 2010, e posteriormente com a criação da Mini Feira HQ, que acontecia em dezembro, sendo interrompida pela pandemia de COVID 19. A Feira retomou com o nome de Feira de Quadrinhos da Casa – CDQCON em 2021. A escola também possui um canal no YouTube com o intuito propagar conteúdo focado também em quadrinhos, cinema, animação e games.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page