top of page

Rei Leão da Amazônia? Entrevistamos Vilmar Rossi Jr para saber mais sobre essa criação!

Fala, galera!

Tivemos o prazer de bater um papo com Vilmar Rossi Júnior, artista que, além de outros trabalhos muito legais, recentemente criou desenhos de “O Rei Leão” adaptados para a fauna amazônica! 

Mas quem é Vilmar Júnior? Nascido no Rio Grande do Sul, é ilustrador com formação em Design Gráfico, formado em Desenho Industrial / Programação Visual, pela UFSM/RS e no  Curso Básico de Animação à Distância, na AnimaEdu.

Produziu muitas estampas fodassas para a NerdStore, além colecionar trabalhos de vitrines para o Nerdcast, tirinhas de humor e parte da equipe de finalização da HQ de zumbis lançada pelo grupo Jovem Nerd.

Estampa de camiseta produzida para a Nerdstore | Jovem Nerd mashup do universo de Stranger Things com diversos personagens de animação: Gravity Falls, A Hora da Aventura, Apenas um Show e Rick e Morty


Tá achando pouco? O cara também desenhou as onomatopéias da primeira edição dos Combo Rangers do Fabio Yabu e já fez ilustrações de matérias pra a revista Super. 

Com tanto trabalho legal assim, resta agora conhecer melhor esse artista! Bora pra entrevista!

Como surgiu o interesse na carreira de Ilustrador?

JÚNIOR: Desenho desde muito pequeno. Deve ser minha lembrança mais antiga. Sou o clássico “carinha da sala que sabe desenhar”. Quando entrei na faculdade perdi um pouco a “paixão” pelo desenhar, mas na monografia de fim de curso me reencontrei com o traço e com os quadrinhos (minha pesquisa foi nessa área). Depois a vida profissional me levou a seguir pelo design gráfico, onde sempre tento usar a ilustração. O contato com o Jovem Nerd me deu, pela primeira vez, a oportunidade de mostrar meu trabalho para um público realmente grande e ganhar dinheiro com isso. Desde lá sempre vou tentando uma coisa aqui, outra ali. 

Ilustração criada para Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni


Em que a área de Design Gráfico contribuir para seu trabalho como ilustrador? 

JÚNIOR: Contribui em tudo. Sim, desenhar tem seus caminhos, conhecimentos e treinamentos específicos. Mas a noção de comunicação e composição que o design gráfico trás é enorme. Mas todos os conhecimentos que você adquire na vida ajudam a cada vez narrar melhor através da imagem: fiz Artes Cênicas por muito tempo, o que me dá uma noção de corporalidade “testada” que muitos artistas adquirem estudando só no papel, estudei animação (e muitos ilustradores geniais tem conhecimentos nessa área), que dão muito mais dramaticidade à cena… cada campo traz algo. 

Como veio a ideia de criar O Rei Leão com elementos da fauna brasileira?

JÚNIOR: Eu ADORO mashups, se olhar nos meus trabalhos muita coisa é nesse tema. A ideia da série do Rei Leão veio, como falei antes, de uma conversa com a esposa, bem de boas, assistindo TV aqui em casa a gente conversa o tempo todo sobre política, sobre os caminhos que o mundo vem tomando; e a preocupação com o meio ambiente é sempre um dos tópicos, então trazer o foco para nossa fauna e seus membros em extinção foi um caminho natural. Mas virou logo vontade de concretizar em desenho. Aí fiz como uma espécie de contagem regressiva do filme (eu AMO o desenho do Rei Leão heheh): chegava em casa da agência e fazia o sketch da cena de noite, todo dia (hoje não rolou desenho porque o sono foi mais forte :P).

“Vida longa ao rei”: Mufasa e Scar


Os desenhos postados estão só rafeados, quero muito me organizar pra finalizar, quem sabe transformar em prints pra venda, não sei. Mas a vontade de fazer outras versões brasileiras já nasceu e quero fazer o Mogli agora (e a Pequena Sereia). Já tenho até ideia pros personagens e de como apresentar, mas aí vou fazer com calma, mais acabamento, outro estilo de desenho, etc.

O que está faltando pra você publicar esse trabalho – muito foda por sinal?

JÚNIOR: Obrigado! Publicar esse trabalho do Rei Leão? Esse quero arte-finalizar com calma agora; fiz ele só como exercício – e pelo carinho ao filme e ao tema. Mas a internet tem dessas coisas: às vezes ela te agarra e quando você vê centenas de pessoas estão te vendo. Então acho que ele merece um refinamento, né? Os próximos vou fazer com calma, porque achei um caminho bem bacana de me exercitar. 

Qual dos seus projetos é o mais especial, que você tem um grande orgulho de ter participado?

JÚNIOR: Um projetinho que toquei 2 anos e que tenho bastaaante carinho foi o My Little Avatar, onde desenhei um avatar por dia: 

E, ainda quando estava na faculdade, fiz uma cartilha do trabalho, distribuída pela Justiça do Trabalho em vários estados, toda ilustrada. Essa deu orgulho porque ficou bonita, o público gostou e era algo bastante importante. É um bom exemplo de onde design gráfico e ilustração se combinam num eficiente Megazord 😀

Quais seus projetos para o futuro?

JÚNIOR: Publicar minha HQ, com certeza! Roteiros de gente excelente já tenho aqui guardadinhos, mas pra isso preciso conseguir me focar mais nesse caminho. Hoje, o dia a dia do trabalho toma meu tempo e energia. Gostaria muito de poder trabalhar full time com desenho, mas agora ainda não é possível.

Qual conselho/ dicas você daria para alguém que sonha em ser ilustrador?

JÚNIOR: Treinar. Estudar, conhecer, se alimentar de informação. Treinar. Mostrar seu trabalho. Criar contatos. Ir à eventos, Conhecer gente. Fazer trabalhos colaborativos. Treinar. Estudar. 🙂

Aproveitar que nunca foi tão fácil ter acesso às ferramentas e pessoas. Hoje temos muitos ótimos cursos online; ótimas escolas que, além de treinamento, dão acesso à oportunidades; e ótimos conteúdos gratuitos nos inúmeros canais do Youtube: aulas, tutoriais, dicas, bate-papos…

Há excelentes grupos de discussão – ou mesmo para mostrar seu trabalho. Há eventos online, gratuitos, como o Iconic. E eventos de grande porte, onde você pode mostrar seu trabalho para um público maior e monetizá-lo. E acesso aos ilustradores pelas redes sociais. E, para o mercado de quadrinhos, editoras abertas à produção de material nacional, além das ferramentas de financiamento. 

Onde podemos ver mais sobre seus trabalhos e sua carreira?

JÚNIOR: Eu estou no Behance, Facebook, Twitter e Instagram, este último comecei a usar faz pouco e hoje estou focando bastante em alimentá-lo com conteúdo frequente. 

E quem quiser contratar, estou à disposição!

Júnior, agradecemos muito por nos conceder um tempinho para nos contar mais sobre sua carreira e seu trabalho. A equipe do PÃOGEEKEIJO torce pelo seu sucesso e que todos os seus projetos se realizem! Você é muito talentoso e merece!

Aos nossos leitores, convidamos a conhecer melhor o trabalho do Júnior, pelos links desse post. Vocês vão se encantar e se perder em meio a tanto trabalho legal, com técnicas e inspirações diversas! Selecionamos para ilustrar o post algumas artes inspiradas no universo pop e nerd, mas tem muito mais de onde isso veio!

=D

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page