top of page

Peaky Blinders: o gran finale

Peaky Blinders chega em sua última temporada com um grande final. Embora já tivesse estreado no exterior, no Brasil a série chegou na Netflix apenas dia 9 de junho com 6 episódios com média de uma hora de duração. Vem que vou contar minhas impressões sem entregar spoilers dessa temporada.



Trailer: Divulgação.

A série se popularizou no Brasil há alguns anos quando o protagonista Thomas Shelby virou meme numa página criada no Facebook em que a ele era atribuído os adjetivos de “frio e calculista”. Foi aí que decidi conhecer o que era Peaky Blinders.

Não necessariamente na mesma época, os personagens da série se transformaram também num símbolo de masculinidade quando foram apropriados por páginas e perfis que propagavam mensagens que agradam aos olhos e ouvidos de determinado público hétero. A série, contudo, vai muito além disso.

Sobre o que é a série

A história é focada em Thomas Shelby, cigano e ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, que tenta construir uma vida em Birmingham, no interior da Inglaterra, por meio de atividades criminosas. Assim, ele e os irmãos criam os Peaky Blinders, uma gangue que vai ganhado notoriedade graças à mente afiada de Thomas e a fidelidade dos parentes.

Assim, a estética é um misto de art noveau e art deco. De lugares que tentam alcançar a modernidade parisiense. Mas sem perder os tijolos descascados, neblina e ruas repletas de poças. Então, ora os personagens estão visitando eventos da alta sociedade, ora estão nos canais da cidade recebendo mercadorias ilegais.

Sexta temporada de Peaky Blinders pode estar pronta já no final de 2021,  diz ator · Rolling Stone

Imagem: divulgação.

Os personagens são bem desenvolvidos em cada temporada, o que foi o mais interessante pra mim. Os Peaky Blinders estão sempre bem vestidos, com ternos e casacos, além da marca da gangue que é a boina com uma navalha escondida.

Thomas (Cillian Murphy), que acabou se tornando uma referência de “homem másculo”, tem dificuldade de demonstrar afeto, objetifica as pessoas a seu redor e espera de todas elas lealdade. Então, em cada temporada a série desconstrói um pouco mais o personagem, expondo duas fraquezas e como as pessoas ao seu redor o afetam.

Por trás do Arthur Shelby (Paul Anderson) torrão e briguento, há um homem com problemas de alcoolismo, dependência química e problemas com controle de raiva.

Polly, no papel de matriarca (embora seja tia dos irmãos Shelby), não nega sua origem cigana e apesar de ser uma bússola para Thom, sempre está fazendo suas próprias escolhas e buscando seguir o seu caminho.

O que esperar da 6ª temporada

A quinta temporada mostrou Thomas Shelby e seus esforços para reestruturar os negócios da família a partir da Lei Seca e do ópio.

Paralelamente, ele também encara sua função pública como parlamentar e lá conhece Oswald Mosley, político que existiu na vida real e era não apenas claro adepto ao fascismo, como flertava com os ideais de Hitler e a pureza da raça ariana.

Imagem: divulgação

Continuado os arcos construídos nessa temporada, nesse final as histórias são melhor desenvolvidas. Mostrando como a família lida com seus próprios erros. Aliás, mostra como Thomas, apesar dos nobres fins que movem-no, fragiliza os laços de todos à sua volta.

Além disso, os Shelby e da emocionante despedida de Polly (com o falecimento da atriz, Helen McCrory), Affie Solomon, um dos mais icônicos personagens da série, está de volta.

São inseridos novos personagens, como os norte-americanos que entram no jogo. Aliás, interessados nos negócios da família Shelby. Esse arco é introduzido por conta de Gina, esposa de Michael Shelby.



Imagens: divulgação

A complexa trama e seus personagens estão envoltos em cenas tensas, em que ficamos presos à tela sem ter a menor ideia do que está para acontecer. A temporada foca também em mostrar a cabeça de Thomas e tudo o que ele está enfrentando para administrar seu tumultuado negócio. É uma das melhores temporadas da série.

Rumores sobre o filme

Em entrevista, o criador da série Steven Knight contou que o filme, para encerrar a história dos Shelby, está em produção. Além disso, a ideia é que ele abra as portas para séries derivadas. O filme será redondo. Mas dará abertura para o desenvolvimento de histórias paralelas, o que é uma excelente notícia para os fãs.

0 visualização0 comentário

留言


bottom of page