Peaky Blinders chega em sua última temporada com um grande final. Embora já tivesse estreado no exterior, no Brasil a série chegou na Netflix apenas dia 9 de junho com 6 episódios com média de uma hora de duração. Vem que vou contar minhas impressões sem entregar spoilers dessa temporada.
Trailer: Divulgação.
A série se popularizou no Brasil há alguns anos quando o protagonista Thomas Shelby virou meme numa página criada no Facebook em que a ele era atribuído os adjetivos de “frio e calculista”. Foi aí que decidi conhecer o que era Peaky Blinders.
Não necessariamente na mesma época, os personagens da série se transformaram também num símbolo de masculinidade quando foram apropriados por páginas e perfis que propagavam mensagens que agradam aos olhos e ouvidos de determinado público hétero. A série, contudo, vai muito além disso.
Sobre o que é a série
A história é focada em Thomas Shelby, cigano e ex-combatente da Primeira Guerra Mundial, que tenta construir uma vida em Birmingham, no interior da Inglaterra, por meio de atividades criminosas. Assim, ele e os irmãos criam os Peaky Blinders, uma gangue que vai ganhado notoriedade graças à mente afiada de Thomas e a fidelidade dos parentes.
Assim, a estética é um misto de art noveau e art deco. De lugares que tentam alcançar a modernidade parisiense. Mas sem perder os tijolos descascados, neblina e ruas repletas de poças. Então, ora os personagens estão visitando eventos da alta sociedade, ora estão nos canais da cidade recebendo mercadorias ilegais.
Imagem: divulgação.
Os personagens são bem desenvolvidos em cada temporada, o que foi o mais interessante pra mim. Os Peaky Blinders estão sempre bem vestidos, com ternos e casacos, além da marca da gangue que é a boina com uma navalha escondida.
Thomas (Cillian Murphy), que acabou se tornando uma referência de “homem másculo”, tem dificuldade de demonstrar afeto, objetifica as pessoas a seu redor e espera de todas elas lealdade. Então, em cada temporada a série desconstrói um pouco mais o personagem, expondo duas fraquezas e como as pessoas ao seu redor o afetam.
Por trás do Arthur Shelby (Paul Anderson) torrão e briguento, há um homem com problemas de alcoolismo, dependência química e problemas com controle de raiva.
Polly, no papel de matriarca (embora seja tia dos irmãos Shelby), não nega sua origem cigana e apesar de ser uma bússola para Thom, sempre está fazendo suas próprias escolhas e buscando seguir o seu caminho.
O que esperar da 6ª temporada
A quinta temporada mostrou Thomas Shelby e seus esforços para reestruturar os negócios da família a partir da Lei Seca e do ópio.
Paralelamente, ele também encara sua função pública como parlamentar e lá conhece Oswald Mosley, político que existiu na vida real e era não apenas claro adepto ao fascismo, como flertava com os ideais de Hitler e a pureza da raça ariana.
Imagem: divulgação
Continuado os arcos construídos nessa temporada, nesse final as histórias são melhor desenvolvidas. Mostrando como a família lida com seus próprios erros. Aliás, mostra como Thomas, apesar dos nobres fins que movem-no, fragiliza os laços de todos à sua volta.
Além disso, os Shelby e da emocionante despedida de Polly (com o falecimento da atriz, Helen McCrory), Affie Solomon, um dos mais icônicos personagens da série, está de volta.
São inseridos novos personagens, como os norte-americanos que entram no jogo. Aliás, interessados nos negócios da família Shelby. Esse arco é introduzido por conta de Gina, esposa de Michael Shelby.
Imagens: divulgação
A complexa trama e seus personagens estão envoltos em cenas tensas, em que ficamos presos à tela sem ter a menor ideia do que está para acontecer. A temporada foca também em mostrar a cabeça de Thomas e tudo o que ele está enfrentando para administrar seu tumultuado negócio. É uma das melhores temporadas da série.
Rumores sobre o filme
Em entrevista, o criador da série Steven Knight contou que o filme, para encerrar a história dos Shelby, está em produção. Além disso, a ideia é que ele abra as portas para séries derivadas. O filme será redondo. Mas dará abertura para o desenvolvimento de histórias paralelas, o que é uma excelente notícia para os fãs.
Comentarios