Saudações queridos nerds! Você que é fã da Marvel com certeza já ouviu a expressão “Multiverso”, não foi? Então, para deixar TODOS mais cientes do termo, irei explicar em poucas linhas do que se trata o “Multiverso”.
De acordo com as HQs da Marvel, o Multiverso é um conjunto de Universos distintos, cada um deles resultado de pequenas mudanças ao longo da história e pequenas escolhas divergentes que mudaram todo o rumo de seus personagens e tramas.
Eles decidiram então nomear cada um desses Universos com uma numeração. A Terra-616, foi designada para nomear o universo principal onde todos os eventos “originais” acontecem. E acreditem, o Universo Cinematográfico Marvel (UCM) é classificado como um desses universos, a Terra-199999.
Pois é, um pouco confuso não é? Mas não deixa de ser uma bela desculpa para adaptar as histórias da forma que quiser e criar um Universo tão incrível quanto os que existem nas HQs.
Então vamos falar do nosso queridinho, a estrela desse post, o deus da mentira, o maravilhoso, intrigante e inteligente…
LOKI!
Além de ser uma série totalmente narcisista – uma das principais características do personagem -, ela explica muitas teorias sobre o Multiverso. Se você não prestar atenção acaba se perdendo e achando a série um pouco tediosa. (Calma, não é uma série tipo Dark que até o roteirista se perdeu em certo ponto rsrs)
Uma série narcisista
Então vamos trabalhar em cima desses dois pontos: a série é narcisista por se tratar de vários Lokis que se tornaram variantes (pessoas responsáveis por alterar a linha do tempo) ao longo dos séculos de serviço da AVT (agência especializada em manter a linha do tempo intacta).
Então você se depara com várias versões de Lokis com poderes diferentes, roupas diferentes, fisionomias diferentes, mas com o mesmo pensamento. Todos querem dominar, querem ser rei e usam a trapaça para conseguir.
Você percebe também que alguns deles tem o comportamento modificado devido ao que já viveu na AVT e fora dela.
Decidiram revelar a sexualidade do personagem de um jeito natural e espontâneo, se tornando o primeiro protagonista LGBTQIA+ de uma produção da Marvel no UCM.
E como Loki não se apaixonaria por ele mesmo? Um pequeno romance acontece na série, que foi tratado de forma inicialmente forçada, mas que você entende depois que se lembra que, na verdade, ele se apaixonou por si mesmo.
As teorias do Multiverso
A série tem um roteiro que guia e explica tudo antes de te jogar no Multiverso da Loucura (título do próximo filme de Dr. Estranho 2 que aliás está com Tobey Maguire confirmado no elenco, para quem não sabe, ele foi o Homem-Aranha mais popular dos cinemas).
O Loki principal é o que conhecemos em 2012, do filme Vingadores e que em Vingadores: Ultimato ele consegue fugir com o tesseract.
É desse ponto que a série começa, com Loki percebendo que todos os seus sonhos e ambições nunca serão conquistados e que seu destino é a morte. Que todas as joias do infinito não passam de pedras de peso de papel. Então qual era o sentido de todo o seu esforço?
É possível ver o lado um pouco mais sensível de Loki e descobrimos juntos ao protagonista como funciona o Multiverso até chegar em sua “suspeita” origem.
Resumo dos pontos positivos e negativos
Atores muito bem selecionados, até mesmo alguns figurantes que tiveram que imitar o jeito e o comportamento do Loki como se estivesse possuído por ele. As cores e os efeitos especiais mantiveram o padrão já visto do UCM.
Tiveram também o cuidado de fazer um ambiente mais abafado e desconfortável, para que sentíssemos a urgência de sair daquele lugar, assim como os personagens.
Mas teve seu lado negativo também. A série foi muito bonita, bem elaborada, roteiro todo amarradinho, mas as cenas de luta foram visivelmente muito ensaiadas, quase passos de dança. O que acabou cortando um pouco o clima de tensão das cenas.
Eu super indico a série, que está disponível no Disney+ e recomendo prestar bastante atenção para entender o Multiverso, que será a nova fase do UCM!
Agora estamos aqui, ainda mais ansiosos por Dr. Estranho 2 e a 2ª Temporada de Loki!
Beijos e que a Força esteja com vocês!
Comments