top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

GOAT | O quanto você se entregará para conquistar seus sonhos?

Saudações queridos nerds! "GOAT" chega hoje (02/10) aos cinemas e com certeza trará desconforto e bizarrice em seu novo terror psicológico.


Dirigido por Justin Tipping e produzido por Jordan Peele que também tem sua assinatura na produção de "Corra", nos guiam em um impactante terror psicológico ao acompanharmos a ascensão na carreira de Cameron Cade, interpretado por Tyriq Withers, como quarterback do time de futebol americano Saviors que tem sido o grande campeão por muitas temporadas.


Nada demais até aqui? Então vem comigo que vou te mostrar algumas situações que trouxeram outra visão sobre a "dedicação ao trabalho". E pode ficar tranquilo que aqui NÃO TEM SPOILERS.


GOAT - Cameron Cade

O significado de ser GOAT

No futebol americano, o jogador que ganha o título de GOAT significa que ele é o "Greatest Of All Time", traduzindo, "O Melhor de Todos os Tempos" em sua posição no esporte. No longa, quem possui o título é Isaiah White, interpretado por Marlon Wayans, porém, Isaiah não é mais jovem e começam a cogitar sua aposentadoria, sendo substituído por um novo talento e promessa de se tornar GOAT, o jovem quarterback Cameron Cade (Tyriq Withers). Então Isaiah afirma que quer preparar o jovem Cam para carregar o título com excelência.


E é nesse momento que o longa começa a "brincar" com o termo "GOAT", que é presente em cada cena de várias formas diferentes, uma vez que a palavra em inglês também se refere a "cabra" e "bode" e em cada religião/seita possui um significado diferente e na maioria delas é relacionada a um animal que deve ser sacrificado.


O longa coloca todos esses elementos em cena em vários momentos, nos conduzindo por um tipo de ritual secreto e perturbador de uma maneira crescente onde você já sabe que tudo pode facilmente sair do controle, mas não consegue ver como e nem quando isso vai acontecer.


GOAT -  Cameron Cade

O que você sacrificaria para alcançar seus sonhos?

"GOAT" também fala de determinação. Até que ponto você se entregaria pelo seu trabalho e pela sua carreira? O que está disposto a sacrificar para se tornar o melhor de todos os tempos?


Essa é a pauta principal do longa, nos fazendo refletir sobre o que realmente queremos. Muitas vezes, quando nos aproximamos da realização de nossos sonhos, percebemos que não eram tão mágicos ou perfeitos como imaginamos que seria e assim pensamos o que seria a prioridade para nós. A prioridade é o trabalho, a família ou Deus? Em que ordem esses três pilares estão encaixados em sua vida?


Cameron percebe que precisa abrir mão e se dedicar de corpo e alma ao esporte se pretende se tornar "ele", se pretende ser o próximo GOAT e então entra o seu maior conflito: seus ideais enraizados ou o novo "culto"? O que ele realmente quer, o que ele realmente precisa. E é nessa busca perturbadora que acompanhamos a semana de Cameron Cade sendo guiado por Isaiah White pelo caminho que deve seguir para se tornar uma lenda assim como ele.


GOAT - Isaiah white e Cameron Cade

Vale a pena assistir 'GOAT' nos cinemas?

Vale muito a pena. A categoria "terror psicológico" traz filmes perturbadores que nos fazem refletir. Refletir sobre a capacidade humana de fazer algo bizarro e desagradável. Nos faz pensar até onde o ser humano está disposto a ir e a fazer pra conquistar a glória.


Além disso, presenciar Marlon Wayans em um filme sério é algo que você com certeza não vai se arrepender. Wayans possui uma carreira consolidada na comédia besteirol americana e colocá-lo em "GOAT", que tem uma vibe completamente oposta, foi uma escolha certeira. O ator conseguiu mostrar o quão bom ele é em seu trabalho, trazendo um personagem perturbado pela ideia da aposentadoria após tanta dedicação e devoção ao seu trabalho. Sem caretas engraçadas e sem comportamentos cômicos, Wayans não pretende tirar risos do público dessa vez e realmente não tirou, ele entregou o Isaiah White proposto pela trama.


E é isso nerds. "GOAT" é uma produção que merece uma análise detalhada de todos os seus elementos de cena, de roteiro e fotografia e com certeza conseguirá gerar debates sobre o comportamento humano.


Um forte abraço e que a Força esteja com vocês.


GOAT - Banner

Comentários


bottom of page