top of page

ETERNOS – A Marvel de cara nova

Depois de jogar na zona de conforto com Viúva Negra e Chang Chi, a Marvel chega com Eternos, que é sem dúvida um de seus projetos mais arriscados, fugindo completamente do formato padrão de seus filmes.

Já falando diretamente sobre essa mudança de tom, a meu ver é exatamente isso que faz o filme ser bom. Por mais que eu goste da “fórmula Marvel”, confesso que já estava na hora de sair um pouco do formato e arriscar em novos estilos de narrativa. O filme faz um uso muito interessante de flashbacks para nos situar em diversos pontos da história em que os Eternos estavam presentes, e através disso vai amarrando as linhas da trama central.

Ao contrário dos demais filmes que na maioria das vezes focam em sequências de ação grandiosas e bastante alívio cômico, o roteiro de Eternos opta por trabalhar bem os diálogos e a interação entre os personagens, o que acaba sendo de grande importância para que possamos entender as motivações de cada um e sentir que esses personagens têm uma ligação extremamente forte por terem vivido juntos por milênios. O roteiro acerta muito em focar nas relações dos personagens e seus sentimentos, o que consequentemente acaba nos fazendo refletir sobre várias questões filosóficas através dos subtextos e metalinguagem presentes na trama.

A escolha de Chloé Zhao para a direção de um projeto como esse foi perfeita. O estilo de filmagem da ganhadora do Oscar contribui muito para a criação do tom épico que o roteiro pede. A fotografia do filme é linda, repleta de cenas em plano aberto e com uma iluminação natural primorosa de encher os olhos. Infelizmente a trilha sonora acaba não sendo muito marcante, mas por outro lado, conseguem fazer um bom uso de músicas incidentais em algumas cenas chave do longa. Os trajes dos heróis são completamente inspirados na estética de Jack Kirby (criador dos personagens) e funcionam muito bem nas cenas de ação.

No mais, Eternos é um filme lindo, tanto visualmente como na mensagem que o filme traz. Um filme sobre personagens não humanos encontrando a sua humanidade. Se você desapegar da “fórmula Marvel” e ir assistir ao filme com o coração aberto, pode ter certeza que irá gostar! Quer saber mais sobre minhas impressões sobre o filme sem spoilers? Assista ao nosso vídeo: https://youtu.be/apIjX0m_g34

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page