Timothy “Tim” Walter Burton é um cineasta, produtor, roteirista, escritor, animador e desenhista norte-americano. Os filmes que fez tem uma pegada gótica e fantasiosa que acabaram virando a marca de Burton. Pode ser que você não conheça os trabalhos mais legais dele então vamos dar 6 dicas que estão relacionadas com o Dia das Bruxas: 3 animações e 5 filmes.
Animações:
O estranho mundo de Jack (1993): por ser stopmotion esse filme de quase 30 anos não fica datado. Difícil mesmo é achar um trailer com boa qualidade. Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e deixa a sua cidade, caindo, por acaso, na cidade do Natal, com as pessoas alegres e festivas. Sem entender bem o que viu, ele retorna à sua cidade e tenta recriar o Natal naquele lugar, o que resulta em situações hilárias. É um clássico.
https://www.youtube.com/watch?v=Ie3lhEebWW4&ab_channel=QuadroporQuadro
Noiva Cadáver (2005): As famílias de Victor e Victoria estão arranjando seu casamento. Nervoso com a cerimônia, Victor vai sozinho à floresta para ensaiar seus votos. No entanto, o que ele pensava ser um tronco de árvore na verdade é o braço esquelético de Emily, uma noiva que foi assassinada depois de fugir com seu amor. É uma bagunça só.
Frankeweenie (2012): animação em stopmotion com o selo Disney de qualidade, conta a história de Victor, uma criança que adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, o garoto fica triste e inconformado e, inspirado pelas aulas de ciências, tem a maluca ideia de ressuscitar seu cachorro. É uma das minhas animações favoritas de Tim Burton.
Filmes mais antigos:
Edward Mãos de Tesoura (1990): esse filme é uma bagunça mas é engraçado, eu prometo. Edward foi criado com “tesoura” nas mãos por um inventor, que morre antes de dar a ele “mãos de verdade”. Peg Boggs é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward, que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e vive isolado das pessoas.
Os Fantasmas Se Divertem (1988): outro clássico, conta a história de Lydia e Bettle Juice. O filme fez tanto sucesso na época que lançaram um desenho animado e existe até musical. A estética é linda!
A lenda do cavaleiro sem cabeça (1999): é um dos meus filmes favoritos. Ichabod Crane é enviado ao vilarejo de Sleepy Hollow, onde um cavaleiro sem cabeça está deixando um rastro de corpos decapitados.
Filmes mais recentes:
Sweney Todd, o barbeiro demoníaco (2007): é para os fãs de musical. O barbeiro Barker se vê erroneamente acusado por um juiz e fica exilado de Londres por 15 anos. Quando volta, quer retomar a barbearia e se vingar do juiz.
Sombras da Noite (2012): o filme tem a tradicional pegada sombria mas permeado de comédia, o torna ele bem divertido de assistir. E, bem, tem Eva Green.
Super dicas para vocês conhecerem melhor o trabalho do cara e se apaixonar porque ele, parece, já se apaixonou pelos brasileiros:
Curtiu as dicas? Fiquem ligados que ainda teremos mais!
Comments