top of page

Dicas de Halloween – Dica 27: Cinco livros da mestra dos vampiros Anne Rice!

Uma boa dica para curtir o mês do Halloween (e qualquer outro mês também) é conhecer as obras de Anne Rice. Uma de suas coleções mais famosas são as Crônicas Vampirescas: compilado de histórias sobre vampiros e suas relações com a imortalidade.

Anne Rice nasceu em Nova Orleans, se formou em Artes e Ciências Políticas. Seu primeiro livro, Entrevista com o Vampiro (lançado em 1976) se tornou um best-seller e logo depois um longa-metragem estrelado por Brad Pitt e Tom Cruise. Após o estrondoso sucesso, Anne Rice publicou outros romances vampirescos que se relacionavam entre si, transformando-os em figuras imponentes, belas e com sentimentos distintos sobre a condição da Imortalidade.

Suas obras sempre tão detalhistas, cheias de beleza e arte são repletas de personagens que dualizam o prazer e a dor; há um forte teor gótico que se aproxima do terror em alguns aspectos, além de serem profundas e inesquecíveis.

Para entender um pouco mais sobre o universo vampiresco de Anne Rice, te apresento 5 obras notáveis para se apaixonar:

1 – Entrevista com o Vampiro

O primeiro livro publicado por Rice – e uma de suas obras mais famosas – Entrevista com o Vampiro narra a história do amargo e sôfrego Louis, um vampiro que lamenta a Imortalidade e seu estado atual. Transformado pelo impetuoso e sedutor Lestat, Louis passa a viver de forma reclusa, evitando os humanos e se alimentando apenas de sangue de animais. Ao encontrar um destemido repórter, o vampiro passa a narrar sua história – desde sua vida mortal, até sua condição atual – e tenta explicar ao jornalista como a Imortalidade pode ser um grande sofrimento.

Lançado em: 1976

2 – O Vampiro Armand

Armand, é um belo jovem que conhece o misterioso Marius, um pintor recluso que fica imediatamente fascinado com a beleza do jovem rapaz. Ambos se tornam muito próximos e com o tempo Armand percebe que Marius esconde um terrível segredo e que logo ele também compartilharia do igual mistério.

Publicado em: 1998

3 – A história do ladrão de corpos

Lestat se apresenta novamente como personagem central nesse romance. Dessa vez, o sedutor vampiro se relaciona com Raglan James, um caçador de vampiros que olhe oferece algo único: a oportunidade de trocar de corpos com um mortal por um breve momento. Lestat aceita a oferta, mas detesta a experiência, contudo, descobre que James havia desaparecido e levado consigo seu corpo original. Agora Lestat precisa de ajuda para recuperar o que era seu e voltar a sua antiga vida.

Publicado em 1992

4 – A Fazenda Blackwood

Quinn é um jovem rapaz atormentado desde a infância por seu Doppelgänger (um duplo espiritual), o impetuoso Goblin, o qual mantém uma estranha relação. Após ser transformado em vampiro, Quinn percebe que Goblin se torna mais terrível e mortal, então decide procurar Lestat para ajudá-lo a se livrar deste espírito obsessivo.

A Fazenda Blackwood, mergulhada em um universo de luxo e beleza reúne consigo as duas sagas mais famosas de Anne: As Crônicas Vampirescas e as Bruxas Mayfair (série destinada a uma linhagem de famosos feiticeiros).

Publicado em: 2004

5 – Sangue e Ouro

Essa belíssima obra narra a história de Marius, um dos raríssimos vampiros milenares, em sua saga de transformação até o momento presente, em que decide proteger Akasha e Enkil, os reis dos vampiros, que estão presos em seus sarcófagos por forças mágicas. Marius precisa conviver com sua imortalidade, proteger os Pais Vampiros e viver em sua exuberante forma vampírica, sedutora e implacável.

Publicado em: 2001

Anne Rice é um verdadeiro marco da literatura do terror gótico contemporâneo. Trata-se de uma leitura marcante, detalhada e com vasto embasamento histórico e artístico.

E você? Já leu algum livro da Anne?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page