top of page

Dia 31 de outubro – Halloween: Mas o que diabos é isso?

Nesse mês postamos várias dicas para você curtir seu Halloween da forma mais assustadoramente divertida possível.

Mas, você sabe o que é o Halloween?

Nascido no Reino Unido, o termo tem sua origem na expressão All Hallows Eve, que significa véspera de todos os santos. Até o século 16 esta comemoração era feita no dia 1º de novembro (data anterior a comemoração de Todos os Santos), e tratava-se de um feriado cristão.

E foi entre 1500 e 1800 que a definição do nosso Halloween moderno surgiu: usou a inspiração do nome das festividades cristãs e adicionou aí algumas características de comemorações pagãs – como o festival Samhain, que celebrava o fim da colheita ascendendo grandes fogueiras que ajudavam a proteger as plantações contra a bruxaria e a peste negra.

Festival Samhain: antiga comemoração pagã que celebrava o fim das colheitas


O Halloween na América

O feriado só chegou em terrras americanas após 1845, quando muitos imigrantes chegaram no país para se salvarem das crises econômicas que atingiram vários países, como a Irlanda.

No início a festividade se uniu ás tradições do Reino Unido e eram comemorações envolvendo brincadeiras mais rurais, relacionadas a colheita. Como o milho fazia parte da agricultura americana, a utilização de um espantalho como símbolo das festividades era bem comum. A abóbora também foi incorporada pelos americanos (no Reino Unido usavam-se o turnip, que é uma espécie de nabo).

Os nabos estilizados para o Halloween: essa foi a verdura originalmente utilizada no Reino Unido


JACK O´LANTERN: A LENDA DA ABÓBORA

A lenda mais famosa do Halloween conta a história de um ferreiro chamado Jack. Um homem grosseiro e alcoólatra que engana o Diabo três vezes para escapar da morte e de sua condenação ao Inferno. Mesmo conseguindo enganar o próprio Diabo, acaba morrendo acidentalmente. Tenta ser aceito nos Céus, mas é negado. Vai então buscar abrigo no Inferno mas, o Demônio, furioso por ter sido enganado, não lhe aceita e o condena ao limbo. Para isso, lhe dá uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho. O homem então coloca a chama em um nabo (a adaptação americana substitui a verdura por uma abóbora) e passa então a vagar eternamente com sua lanterna na mão.

(Achou a história interessante? o link abaixo oferece a versão completa:

O Halloween como o conhecemos hoje

Atualmente o Halloween é um dos maiores feriados nos Estados Unidos, e já foi há tempos incorporado mundialmente. O tradicional “Doces ou Travessuras” (Trick or Treat) – foi evoluindo ao longos dos séculos até chegar aos dias atuais, onde crianças e adultos se fantasiam e saem à caça de doces.

É uma festa divertida e inocente que cativa a cada anos mais e mais adeptos.

E você, curte um Halloween? Comenta aqui o que costuma fazer nessa data tão gostosa 🙂


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page