top of page

Dia 31 de julho é duplamente especial

“Esse menino vai ser famoso, uma lenda. Não haverá uma criança em nosso mundo que não conheça seu nome.” (Dumbledore)

Sim seus “geek maluco” aqui no PãoGeekeijo tem potterhead sim! E o mundo bruxo tá como hoje?

Dia 31 de julho é duplamente especial uma vez que é aniversário tanto de um dos personagens mais queridos de todos os tempos: Harry James Potter quanto da sua criadora, J.K. Rowling.

JK mal sabia que em 1997 dava início a uma estória de muito sucesso ao publicar o primeiro livro da saga Harry Potter. Ela trouxe ao mundo o que faltava a este: a descoberta da magia e o reavivamento do amor! Não foi à toa que o livro despertou paixões ao redor do mundo independente da faixa etária.

Com tiragem inicial de 500 cópias Harry Potter e a Pedra Filosofal percorreu uma trajetória de muito sucesso ao ser traduzido para mais de 65 línguas e ter sua adaptação no cinema em 2001. Atualmente uma cópia desta tiragem inicial do volume vale mais de US$ 40 mil.

Os livros da saga rapidamente caíram no gosto das crianças e jovens, conquistando também os pais que viam agradecidos a fagulha da leitura crescer cada vez mais nos filhos.

O que mais encanta na obra é facilidade de identificação: Harry um menino simples e órfão criado pelos tios na Inglaterra e que descobre no seu aniversário de 11 anos que na verdade é um bruxo.  A partir desta descoberta, o acompanhamos durante os anos escolares na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e torcemos por ele e seus amigos Rony e Hermione na empreitada de vencer o maior bruxo das trevas que já existiu: Lorde Voldemort.

O fascínio exercido pela estória de Harry ao longo dos sete livros e 8 filmes é difícil de explicar. O fato do bruxinho ser tão cativante, hipnotizou o público de tal forma que a cada lançamento era uma enxurrada de pessoas se acotovelando pelo exemplar que seria lançado à meia noite ou pelo ingresso no lançamento do filme.

Harry Potter foi e continua sendo um fenômeno! A maioria dos filmes da franquia figura na lista das 50 maiores bilheterias de todos os tempos. Sendo que o último filme da saga ocupa o 10º lugar da lista. Até mesmo o Rei do Pop Michael Jackson se rendeu a Harry. Ele tinha o desejo de fazer um musical sobre a saga, porém, J.K. recusou a proposta.

O fandom permanece vivo ao contrário dos muitos outros que se desfizeram no meio do caminho e que de certa forma fizeram frente a ele duvidando de sua longevidade. A declaração de amor feita pelos fãs no dia de hoje nas redes sociais é prova disto: a hashtag #HappyBirthdayHarryPPotter é Trending Topic Mundial no Twitter, como não poderia deixar de ser.

Harry,”hoje com 38 anos”, continua conquistando corações à primeira leitura  e revisitando velhos amigos que neste dia tem um sorriso largo nos lábios, o coração aquecido e podem dizer alegremente : Harry, você é um bruxo! O nosso bruxo!

E somente hoje não diremos Mal feito, feito e sim: muito bem feito, Harry!!!

Imagem
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page