top of page

Crítica: Missão Impossível – Efeito Fallout

Sim seus “Geek Maluco”, já inicio afirmando que esta é a mais pura verdade! Preparados para mais um Missão Impossível?

Esta franquia que acumula recordes a cada sequência foi inspirada na série homônima da TV que foi ao ar de 1966 à 1973 , houve uma tentativa de relançamento da mesma nos anos 80, porém, não fez o sucesso esperado. A estória, que já perdura há 12 anos nas telonas, gira em torno das missões da Impossible Missions Force, a nossa já conhecida IMF, uma agência governamental secreta dos Estados Unidos. Mais precisamente, acompanhamos alguns membros notáveis da IMF: o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) e sua devotada equipe (Benji –Simon Pegg, Luther- Ving Rhames e  Hunley –Alec Baldwin) que dominam a arte de salvar o mundo arriscando suas próprias vidas sem pestanejar.

Quando em 1996 Tom Cruise optou por produzir e atuar no primeiro filme da franquia, mal sabia ele que estava fazendo o maior acerto de sua carreira desde Top Gun (1986). Ele conseguiu consolidar sua carreira principalmente nos filmes de ação/espionagem. Fomos apresentados ao agente Ethan Hunt ou seria agente Cruise? Tendo em vista que o ator cada vez mais dispensa dublês nas filmagens e realiza façanhas inimagináveis a cada sequência, podemos dizer que Tom de fato “encarna” o personagem como nenhum outro colega de profissão. O tornozelo quebrado recentemente nas filmagens deste longa que o diga…

Somente para localizar os leitores, vamos citar os filmes anteriores da franquia: em 1996 iniciamos com Missão Impossível ,dirigido por Brian de Palma, que reavivou a chama dos filmes de espionagem/ ação e cuja trama ocorre em Praga. A sequência veio 4 anos depois com Missão Impossível 2 desta vez a cargo de John Woo com a estória do vírus criado em laboratório Quimera. Em 2006 temos Missão Impossível 3 ,direção de  JJ Abrams, que traz para a trama um pouco do lado humano do agente ao nos apresentar sua noiva que acaba na mira de seus inimigos. Já em Missão Impossível : Protocolo Fantasma de 2011 com direção de Brad Bird, inicia-se a série de subtítulos. Parte deste MI 4 se passa em Dubai e a sequência de escalada ”solo” mai fantástica do cinema! Já caminhando para o final da lista temos o MI 5, Missão Impossível: Nação secreta de 2015, direção de Christopher McQuarrie , nele o secretário do IMF (Alec Baldwin) convence o comitê do senado a desmantelar a agência IMF acusando-os de imprudência.

No então sexto filme da franquia Missão Impossível : Efeito fallout , Ethan Hunt , sua equipe do IMF e Ilsa (Rebecca Ferguson), quem dá suporte à missão,  lutam contra o tempo para impedir que um novo vilão ,John Lark , e o grupo terrorista intitulado de “Os apóstolos” se apossem de 3 ogivas de plutônio que podem ocasionar uma guerra nuclear. Ethan tem que lidar com “o fallout” do título, ou seja, os “desdobramentos” desta missão contra o terrorismo e, ao mesmo tempo, deparar-se com o passado que volta para assombrá-lo. Seja na figura de Solomon Lane (Sean Harris) ou de sua antiga esposa Julia (Michelle Monaghan) que reaparece inesperadamente, ou seria conforme esperado?


As novidades desta sequência são o agente August Walker (Henry Cavill), que conquistou nossos corações com superman , Angela Basset que vive a diretora da CIA (atuou em Pantera Negra) e a Viúva Branca (Vanessa Kirby de The Crown) . Outra novidade é que este MI utiliza o mesmo diretor de seu antecessor além de tratar-se de uma sequência direta.


A película estreia dia 26 de julho no Brasil. Conta com a produção JJ Abrams, Tom Cruise e Cristopher McQuarrie tem alguns pontos de destaque: a coreografia das lutas, que nos empolgam a cada sequência,  a  Fotografia que ficou a cargo de Rob Hardy (EX Machina) trazendo imagens belíssimas de Belfast, Berlim, Paris, Londres e região da Caxemira. A edição, mixagem de som e trilha sonora tem muita coerência e trazem o clima sombrio e de tensão que nos deixa na ponta da cadeira e com as palmas das mãos frias durante 2 h e 30 minutos! Sensação Maravilhosa! E, por último, mas não menos importante: Cavill, o bigode valeu a pena! (Entendedores,entenderão!)

Missão Impossível 6 é o filme definitivo da franquia! Missão cumprida e com louvor!!! E aí, seus “geek maluco”: Can you take the pressure? (imaginem aqui os primeiros acordes da música tema e agora corram pro cinema!)

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page