top of page

Crítica | Fast X (Velozes e Furiosos)

O filme, com estreia prevista no Brasil para amanhã, é o décimo filme principal da franquia (ou décimo primeiro filme, se considerar Hobbes & Shaw). Dessa vez, o vilão Dante interpretado por Jason Momoa, representa a grande ameaça que irá atentar contra a família de Toretto.

A história do vilão surge lá no F&F V (2011), que se passa no Brasil. Olha o trailer:


História

A história de F&F segue sempre o mesmo clichê, e para mim essa é uma vantagem. Um vilão que ameaça a coisa mais valiosa que um homem pode ter: a família. E não é uma família formada só por laços de sangue: ela é formada por pessoas que se amam e fazem de tudo para se proteger. É um enredo que abraça absolutamente qualquer um.

E o que tem em meio a essa história? Carros antigos, carros tunados, explosões, pessoas inocentes em perigo, um pouco de fé e … corridas. No final, todos reunidos para um bom churrasco.

Nesse novo filme, há uma referência direta ao F&F 5: Operação Rio. Não precisa assistir/ reassistir esse filme para ficar com a memória fresca, pois Fast X vai trazer cenas suficientes para fazer a gente entender toda a trama.

Para quem não lembra, esse filme foi um pouco controverso pois apesar de se passar aqui (e ter, inicialmente, a intenção de ser filmado aqui), não teve praticamente nenhuma filmagem feita no país. A imensa ponte Rio-Niterói foi substituída por uma pontezinha com meras duas pistas, as favelas e ruas são de cidades de Porto Rico e alguns poucos shots de paisagens são, realmente, das praias. Ah, e claro: o famoso filtro amarelo que Hollywood adora colocar e as músicas latinas. Era melhor ter assumido que o filme se passava, então, em Porto Rico.

Essa não era a única controvérsia. Foi o primeiro filme em que as corridas de rua foram absolutamente deixadas de lado para focar em roubos de carro, tiroteios, brigas e roubos milionários. O foco aqui é na cena em que, por não conseguir meios para abrir um cofre, Dom e Brian decidem simplesmente roubar o cofre inteiro e atravessar a ponte Rio-Niterói com ele.

Apesar disso, o roteiro dosou bem as cenas de ação com piadas, trazendo dois personagens fantásticos pra franquia: o Hobbes (Dwayne Johnson) e Shaw (Jason Statham). E não é apenas um filme com três carecas no elenco principal. Johnson e Diesel protagonizam a melhor luta de carecas bombados de todos os tempos da história do cinema.

Em F&F 5, temos a apresentação de personagens importantes que vão marcar presença nos próximos filmes. Além de contar com Paul Walker como Brian (que veio a falecer em 2013), tem Elsa Pataky como a brasileira Elena Neves, Gal Gadot retornando como Gisele. Enquanto Dom tinha quase certeza que Letty (Michele Rodriguez) estava morta, Neves foi par romântico de Toretto, com quem teve um filho. Essa criança é posteriormente batizada de Brian, e com a morte da mãe, é Dominic que passa a criá-la.

Daí chegamos em Fast X.

New Fast & Furious trailer for 'Fast X' released - AS USA

Toretto está levando uma vida pacata criando Brian com a ajuda de Letty, seguindo a vida que ele estava tendo lá no filme anterior. Todos estão reunidos na casa de Dom falando sobre amenidades, lembranças e um possível trabalho. Só que daí, sabe-se lá por qual motivo a demora, apenas agora um maluco decide perseguir nosso herói com a intenção de fazê-lo sofrer muito pelo mal que o causou.

Aqui, porém, há uma conexão maior com as raízes. Já conhecemos o pai de Dom, o irmão, a irmã e agora, a avó. Os outros personagens continuam sendo meros coadjuvantes, mas que fazem também parte dessa grande família. Dessa vez, todos podem estar em grande perigo e a hipótese de Roman (Tyresse) lá em F&F IX (de que eles seriam “imortais”) pode estar errada.

O arco de todos os personagens, que vão tendo suas histórias desenvolvidas separadamente, é repleto de tensão e ação. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo com todo mundo que o telespectador não fica entediado. Aliás, ao contrário da transição do quinto filme, aqui as corridas voltam a ter grande destaque.

10+ Fast X Papéis de Parede HD e Planos de Fundo

A dosagem entre ação e humor está cada vez melhor. O filme brinca, inclusive, com a própria fama. Há uma fala de Aimes em que ele fiz que não entende como todo mundo acaba fazendo parte da grande família de Toretto.

Não dá para ignorar Tyresse e Jason Momoa são os principais responsáveis pelas boas risadas. Momoa, inclusive, está extremamente à vontade no papel e nos brinda com sacadas muito boas – que não espanta se forem improviso.

FAST X - Official Trailer

Esse filme não exagera nas coisas tal qual faz seu antecessor, mas tem cenas de ação que são críveis dentro do universo que F&F criou. Carros de corrida, carros grandes, carros pequenos, uma maravilhosa lamborghini dourada e o clássico dojão charger preto, carros sendo explodidos, carros sendo arremessados e carros sendo puxados por helicópteros. Não dá para ficar insatisfeito.

De novidade, destaque para Leo Abelo Perry como Brian Marcos (uma criança completamente diferente da que apareceu nos filmes anteriores, tomando em conta as características), Brie Larson e Alan Ritchson. Temos o retorno de vários personagens que já eram muito bons, como aqueles que já mencionei e John Cena, que foi uma jóia para a franquia. Gisele (Gal Gadot) está de volta, dando um gás ao arco feminino que conta com Rodriguez e Theron. Shaw também, junto com sua mãe.

A filha de Paul Walker, Meadow Walker, inclusive, faz uma pontinha como comissária de bordo do avião. Há ainda uma outra ponta feita pela cantora brasileira Ludmilla.

Fast X: vale a pena?

Tendo o IX como referência, esse filme deu uma maneirada e respeitou as regras que ele mesmo criou. São regras exageradas? Sim, mas é importante pra narrativa que elas sejam premissas válidas para a história funcionar. Fast X resgatou isso e por isso ficou um filme atual e divertido, que certamente vale a pena conferir nos cinemas. 

Em toda a franquia de F&F, Dominic Toretto só tinha um sonho, um carro e uma família. Isso foi o suficiente para render história para mais de dez filmes, e pode render ainda mais (pois esse filme termina deixando claro que haverá uma continuação). Afinal, corrida, carros bonitos e explosões são um recurso inesgotável de Hollywood.

Fique atento que há uma cena logo após os créditos finais principais. 

Nota: 10/10

Ficha Técnica:

Velozes e Furiosos X

Duração: 2h21m

Classificação indicativa: 14 anos

Diretor: Louis Leterrier

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page