top of page

Crítica | D’Artagnan e os Três Mosqueteiros

O filme, produzido pela Paris Filmes, tem direção de Martin Bourboulon e promete trazer uma série de filmes inspiradas no livro Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Com idioma original francês, o filme propõe resgatar a essência de uma das mais populares histórias da literatura francesa. 

O elenco principal é também formado por atores franceses, como Francois Civil (D´Artagnan), Vicent Cassel (Athos), Eva Green (Milady Winter), Pio Marmai (Porthos), Romain Duris (Aramis), Louis Garrel (Rei Luis XIII) e Lyna Khoudri (Constance). 


A história dos mosqueteiros de Alexandre Dumas e suas adaptações

O livro, lançado em 1844, conta a história do jovem D’Artagnan que sai de sua terra natal, Gasconha, para se tornar membro da Guarda Real em Paris. Quando chega na capital francesa, conhece os três mosqueteiros – e inseparáveis amigos – Athos, Porthos e Aramis. Juntos eles enfrentam grandes desafios a serviço do Rei Luis XIII e da Rainha Ana d´Áustria, em aventuras permeadas pelo senso de lealdade entre estes quatro personagens.

Por ser uma das mais populares histórias da literatura francesa, tem sido constantemente adaptada. Vamos relembrar algumas.

Em O Homem da Máscara de Ferro (1998), os “quatro” mosqueteiros são parte da história que gira em torno do Rei Luis XIV e seu irmão gêmeo (ambos interpretados por Leonardo DiCaprio). Tem John Malkovich como Athos, Jeremy Irons como Aramis, Gérard Depardieu como Porthos e Gabriel Byrne como D´Artagnan. Os mosqueteiros se reúnem aqui para liberar um misterioso prisioneiro. 

Já em 2001 teve A Vingança do Mosqueteiro, uma adaptação dirigida por Peter Hyams em que os mosqueteiros se reúnem para encontrar o homem que matou o pai de D´Artagnan. Existem outras adaptações menos populares por aqui, como The 4 Musketeers (Die drei Musketiere) (2005) e a russa The Three Musketeers (2013).

Uma das versões que mais gosto é a última, de 2011m de Paul W. S. Anderson. O filme conta com Logan Lerman (Percy Jackson) no papel principal, além de Luke Evans (A Bela e a Fera, O Hobbit), Milla Jovovich (Resident Evil), Orlando Bloom (Carnival Row, LOTR) e Mathew Macfadyen (Sucession, Orgulho e Preconceito). Nesta adaptação, os mosqueteiros se unem para proteger o trono francês. 

Sobre o filme

Essa é, a meu ver, uma das adaptações mais fiéis ao conto original. 

Os três mosqueteiros: D'Artagnan' reconta aventura clássica de forma  empolgante e inovadora; g1 já viu | Cinema | G1

Gosto como a história já apresenta os três mosqueteiros como amigos muito próximos, e conhecidos entre seus pares pela amizade mantida ao longo dos anos. O que senti falta foi de um maior aprofundamento em como D´Artagnan consegue penetrar nesse círculo e ganhar a confiança dos três – a ponto de acreditarem que o jovem vai conseguir realizar missões altamente complexas sem trair a coroa ou os mosqueteiros. 

No mais, é tudo muito fiel, como se a essência do livro estivesse mesmo ali na tela. Os espadachins, as capas, os chapéus, a riqueza de detalhe nos figurinos, as traições, os romances e os pequenos deslizes que podem colocar tudo a perder. 

Sou muito fã da Eva Green e adoro ela em papeis vilanescos. Aqui ela representa Milady Winter, uma vilã bem caricata cuja motivação parece um pouco rasa durante a história. Não prejudica o filme em si, mas gostaria de ver isso ser mais desenvolvido em algumas das sequências.

Period Drama Source — Eva Green as Milady de Winter in the 2nd trailer...

É uma história muito divertida que lembra aqueles filmes de aventura de época que permeavam a sessão da tarde. Mal senti o tempo do filme passar. 

A adaptação de Bourboulon foi pensada como uma trilogia. O próximo filme tem previsão de estreia para dezembro deste ano.

Vale a pena?

Sim, vale. 

O filme tem aquele espírito clássico de aventura da história de Dumas, mas cuida de manter certa fidelidade. Uma coisa interessante é que o ritmo do filme lembra muito de uma série, com vários núcleos sendo desenvolvidas no fundo, algo que também é característico das histórias de Dumas. 

O problema é que o tempo vai passando e vamos percebendo que aquele filme apenas não vai dar conta de fazer um fechamento para todas as histórias, daí os cliff rangers para uma sequência. 

Ficha Técnica:

  1. Título Original: Les Trois Mousquetaires: D’Artagnan

  2. Duração: 121 minutos

  3. Distribuidora: Paris Filmes

  4. Dirigido por: Louise Malkinson

  5. Classificação: 12 anos

  6. Gênero: Ação, Aventura, História

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page