top of page

Bárbaros: explorando a batalha entre os germanos e o exército romano

Se você é aficionado com séries de época e está embarcando demais na onda de produções com guerreiros (como eu) então você precisa assistir BÁRBAROS, que estreou dia 23 na Netflix.

É uma série alemã criada por Arne Nolting, Jan-Martin Scharf e Andreas Heckmann. A direção dos episódios contou com e Barbara Eder (Thank You for Bombing) e Steve Saint Ledger (Vikings).

A primeira temporada é inspirada na Batalha da Floresta de Teutoburgo (ou Desastre de Varo) que aconteceu na Alemanha em 9 DC, em que várias tribos germânicas tradicionalmente rivais se uniram para lutar contra o exército romano. As tribos conseguiram criar uma armadilha e emboscar o exército romano e o vexame foi tamanho que lá em Roma quase não se falou disso para não enfraquecer a imagem que o exército fazia questão de alimentar. CUIDADO AO PESQUISAR MAIS SOBRE ESSA BATALHA: você poderá receber spoilers da série (sim, a batalha aconteceu há quase dois séculos então não é surpresa pra ninguém, mas olha, a série é nova e muita gente nunca tinha ouvido falar dessa luta então tô avisando por precaução)

TV-Kritik/Review: "Barbaren": Kann die erste deutsche Historienserie auf Netflix überzeugen? – Drei Kindheitsfreunde zwischen Loyalität, Liebe und Verrat auf TV Wunschliste

A série faz uma ambientação perfeita mostrando as tribos, as peculiaridades de cada um e as características mais marcantes do exército romano. Os personagens principais (o núcleo de Ari, Thusnelda e Flowik) são bem desenvolvidos, deixando algumas camadas para explorar numa possível segunda temporada (que ainda não foi confirmada). A tensão causada pelo exército romano e seu poderio é cuidadosamente construída para motivar as ações dos personagens.

Poderiam ter sido exploradas mais paisagens da floresta, principalmente do lago que ficava perto do campo de batalha (se você pesquisar, vai ver). Mesmo assim, penso que os diretores buscaram deixar o telespectador imerso no ambiente em que aqueles personagens vivam, que basicamente era uma floresta bem densa mesmo.

Bárbaros | Site Oficial Netflix

Dark já provou que os alemães, em questão de caracterização e semelhança de personagens em diferentes fases da vida, são mto feras. Bárbaros aproveita isso a seu favor e, embora não explore viagem no tempo, tem o cuidado de colocar os três personagens principais na infância.

A série é promissora e apesar de algumas críticas terem sido feitas pelo “baixo orçamento”, acredito que Bárbaros entregou MUITO e se saiu bem melhor que as duas últimas temporadas de Vikings (que cá pra nós, tiveram cenários e figurinos caprichados mas foi cansativo acompanhar).


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page