top of page

9 Games de Escolhas – Quais souberam e quais não souberam usar essa ferramenta

Saudações queridos nerds!

Hoje é dia de falar de Games! E no tema de hoje separei alguns jogos de escolhas que já tive o prazer de jogar ou assistir gameplay, para apontar aqueles que souberam utilizar a ferramenta com bastante maestria e aqueles que não souberam.

Você pode conferir o vídeo dessa matéria no IGTV do meu perfil, lá acrescentei mais alguns games que tenho vontade de conhecer pois possuem uma boa crítica a respeito das escolhas e alguns games que tenho mas que ainda não conseguir viver a experiência de escolha que eles proporcionam.

Bom, espero que gostem do vídeo e vamos lá seguir com a matéria e falar de alguns games de escolhas:

1. Until Dawn

Game desenvolvido pela Supermassive Games em 2015 para PlayStation 4, que eu tive o prazer de acompanhar por gameplay. Ele conta a história de jovens que foram passar o final de semana em uma cabana no meio das montanhas. Nesse jogo você controla todos os personagens em algum momento e faz escolhas que podem influenciar o decorrer da história e o destino dos personagens.

🟢 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta muito bem 🟢

Existem vários finais diferentes para esse jogo, onde todos os adolescentes saem vivos, só alguns ou nenhum. No gameplay que acompanhei só restaram dois sobreviventes, mas existem vários finais possíveis de encontrar. O jogo tem uma pegada de suspense e terror, mantendo o jogador bem apreensivo durante todo o jogo. A minha parte favorita nesses tipos de jogos é que se o seu personagem morrer, ele realmente se foi, não existe a possibilidade de refazer a cena.

Além disso, existem opções escolhidas que ficam nas lembranças dos personagens e as consequências são reveladas mais pra frente. Os personagens possuem o famoso “eu me lembrarei disso”. Por isso, esse jogo é super recomendado e é uma garantia de que você realmente experimentará o poder das escolhas.

2. Beyond: Two Souls

Relançamento de Beyond Two Souls para PS4 chegará na próxima semana | Notícias | TechTudo

Game desenvolvido pela Quantic Dream em 2013 para PlayStation 3, PlayStation 4 e Microsoft Windows, que ainda estou jogando. O jogo relata a história de Jodie Holmes, que nasceu conectada a uma alma chamada Aiden. Para quem vê de fora, parece que a garota possui um tipo de telecinese. Nós assumimos o controle de Jodie e Aiden durante vários momentos do jogo para resolver vários puzzles simples e fazer as famosas escolhas.

🟡 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta de forma mediana 🟡

A jogabilidade é extremamente limitada. A Jodie só percorre um caminho e suas escolhas de interação com o cenário são bem limitadas. Enquanto jogava não consegui sentir que minhas escolhas realmente faziam alguma diferença ao longo da história, mas conversando com outros jogadores, percebi que eles vivenciaram alguns momentos diferentes durante a trama. A história é muito envolvente, tem uma linha do tempo totalmente embaralhada, onde você fica intercalando entre a Jodie adulta, criança e adolescente. Com a Jodie adulta é onde você tem mais ação, pois ela é uma agente do FBI e você precisa participar de várias missões, já a fase de criança, você se alimenta de momentos dramáticos dos personagens, com mais história e menos ação.

Jogo totalmente recomendado para quem gosta de uma boa história e com atores incríveis!

3. Life Is Strange

Game desenvolvido pela Square Enix que se trata de uma aventura dividida em episódios que foram lançados ao longo de 2015 para PlayStation 4, Android, Xbox One, PlayStation 3, Microsoft Windows, Xbox 360, Mac OS Classic. O jogo relata a história de Max Caulfield, uma caloura da faculdade que retorna para a sua pequena cidade natal para ter aulas com o grande fotógrafo Mark Jefferson. Max presencia a morte de uma colega de classe e acaba descobrindo que possui a habilidade de voltar no tempo. Ao voltar o seu dia, ela consegue salvar a colega e depois ela descobre que era Chloe Price, sua melhor amiga de infância que ela não manteve contato quando saiu da cidade. Como todos os amantes de viajem no tempo, sabemos que as consequências de mexer na linha do tempo podem ser graves, ainda mais de impedir que uma pessoa morra. Então se prepare para fazer escolhas muito difíceis durante o jogo e voltar no tempo, mas cuidado, as voltas no tempo trazem consequências para a Max também.

🔴 Esse é um jogo que não soube aproveitar a ferramenta 🔴

Life Is Strange é um jogo lindo, com uma história ainda mais linda de amor, amizade, investigação e suspense. Tinha grande potencial para fazer vários finais alternativos, principalmente pela escolha de voltar no tempo. Mas quando você fala do jogo com as outras pessoas, todas passaram pelas mesmas escolhas, a única coisa diferente são as interações com personagens aleatórios, mas com os principais são sempre as mesmas escolhas com consequências diferentes. Todos os jogadores passaram pela mesma decisão final e isso acaba limitando o meu poder de escolha, como nos jogos citados anteriormente, por exemplo.

Recomendo o jogo para quem quer interagir como a principal em uma série de 5 espisódios com uma história incrível que vai te emocionar e surpreender.

4. Heavy Rain

Game desenvolvido pela Quantic Dream e publicado pela Sony Computer Entertainment em 2010, exclusivo para PlayStation 3 e posteriormente para PlayStation 4 e Microsoft Windows. Tive o enorme prazer de finalizar o jogo em um final de semana, pois me envolvi fortemente com a história. O jogo conta a história de um assassino do origami que rapta crianças (geralmente na época das chuvas pesadas) e alguns dias depois elas são encontradas mortas por afogamento. Na trama você assume o comando de 4 personagens que estão envolvidos no caso, cada um com sua perspectiva sobre os fatos e suas próprias prioridades, mas todos em prol de capturar o assassino e salvar o garoto, Shaun Mars.

🟢 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta muito bem 🟢

Em Heavy Rain existem muitos finais alternativos! E até mesmo acontecimentos e consequências diferentes. O que mais encanta nesse jogo é que você não tem uma segunda chance, se você tomou uma decisão errada, isso irá te perseguir pelo restante da trama e podem trazer consequências graves, como perder membros do corpo, insanidade, mortes trágicas, fraturas e muito mais. É como viver um filme de suspense e investigação que depende totalmente de você e das suas escolhas. (Eu consegui salvar o menino e matar o assassino, mas não foi NADA fácil – isso não é spoiler, pois tudo depende da sua escolha e se você não tiver exatamente as mesmas escolhas que as minhas, não terá o mesmo final).

Jogo altamente recomendado por todos os motivos: jogabilidade, história e excelente uso da ferramenta.

5. The Walking Dead: The Telltale Definitive Series

Telltale sugere que The Walking Dead – The Final Season pode ser concluído – Switch Brasil

Game desenvolvido e publicado pela Telltale Games que consiste em temporadas com 5 episódios algumas DLCs. A primeira temporada foi lançada entre abril e novembro de 2012. Disponível para Android, PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows, Linux, Mac OS. Baseado na HQ de Robert Kirkman, você assume o controle de Lee Everet que começa algemado no carro de polícia, logo no início do apocalipse zumbi. No caminho ele encontra a pequena Clementine e decide ajudá-la a sobreviver em meio ao caos. Assim como a série de TV, o foco do jogo também não são os zumbis e sim a história de sobrevivência de cada um dos personagens, que vai depender das escolhas do jogador.

🟡 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta de forma mediana 🟡

A série de jogos é bem linear, mas suas escolhas podem gerar inimigos e consequências ao seu personagem de forma imediata, ou futuramente, como a morte, por exemplo. Mas, diferente de Heavy Rain, você tem outras chances de prosseguir com a história, o que acaba tornando suas escolhas não muito naturais.

Jogo recomendado para apreciadores de uma incrível história, que envolve ação, aventura, survival horror e drama interativo. Particularmente, eu me emocionei muito com a história.

6. Dragon Age

Dragon Age 2 HD Wallpapers - Wallpaper Cave

Game criado pelo estúdio BioWare e publicado pela Electronic Arts com seu primeiro game lançado em 2009 e o mais recente em 2014. Disponível para Microsoft Windows, Xbox 360, PlayStation 3 e Mac OS X. O jogo tem uma pegada medieval e é em estilo RPG clássico, como D&D por exemplo. Os jogos nada mais são do que continuações um do outro e você controla o rumo dessa história. Um personagem está contando a sua história, que algumas vezes é interrompida quando você realiza feitos inacreditáveis. No jogo, suas escolhas influenciam diretamente na história e no comportamento dos personagens ao seu redor, principalmente seus companheiros de batalha.

🟢 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta muito bem 🟢

Considerando que é um jogo de RPG eletrônico. Durante o jogo, eu senti que poderia fazer minhas próprias escolhas e, é claro, tive que lidar com minhas consequências. Cada resposta que seu personagem dá pode gerar uma consequência diferente.

Jogo recomendado para aqueles que amam um bom jogo medieval com muita liberdade para interação.

7. Star Wars: The Old Republic

STAR WARS™: The Old Republic™ - Subscriptions on Steam

Game desenvolvido pela BioWare em parceria com a LucasArts e publicado pela Electronic Arts, lançado em 2011. Disponível para Microsoft Windows. O jogo se passa no universo Star Wars, onde você cria o seu próprio personagem e se aventura pelo universo, se envolvendo em várias histórias dependendo das suas escolhas. Você pode escolher ser do Lado da Luz ou do Lado Negro, mas nada impede de você fazer algo ruim ou bom durante suas escolhas ao longo do jogo, fazendo com que seu personagem tende para algum lado da força, o que influencia até mesmo os seus parceiros NPCs. As escolhas lembram as de Dragon Age, já que foram desenvolvidos pela mesma empresa.

🟡 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta de forma mediana 🟡

Afinal, estamos falando de um MMORPG, onde você interage com pessoas do mundo inteiro, logo, há um padrão de missões que acaba dando a impressão de que suas escolhas não afetam o rumo da história. Mas o legal é que você pode ter a personalidade que quiser independente do lado que escolher, ou seja, você pode ser um Jedi que faz maldades de fez enquando ou um Sith que se preocupa com o próximo às vezes e isso é o que torna esse jogo tão divertido.

Recomendo o jogo para todos que querem uma imersão no universo de Star Wars. Uma observação é que, até quando eu joguei (2016) o jogo ainda não tinha tradução para o português e tinham matérias falando de que eles não traduziriam tão cedo, então se estiver traduzido ou se você souber inglês, minha recomendação é: divirta-se!!

8. Silent Hill: Shattered Memories

Game desenvolvido pela Climax Studios e Climax Group, que é uma reimaginação do jogo original Silent Hill de 1999 e foi lançado em 2009. Disponível para Wii, PlayStation Portable, PlayStation 2, PSP E1000. No jogo você controla Harry Mason, que está procurando por sua filha, Cheryl, na misteriosa cidade de Silent Hill, após um acidente de carro. O jogo alterna entre as partes em Silent Hill e pela clínica psiquiátrica Lighthouse em que o jogador faz uma consulta com o Dr. K, onde conta sua história. E, claro, você vive todos os horrores possíveis do jogo.

🟢 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta muito bem 🟢

Durante o jogo, você será observado e avaliado, e suas ações durante o jogo e escolhas terão um efeito sobre vários aspectos, incluindo os personagens, atitudes e roupas. Ou seja, cada jogador terá uma experiência totalmente diferente com o jogo, pois ele foi programado para trazer medo ao jogador (isso explica porque, pela primeira vez, não tive medo desse jogo: estava assistindo meu primo jogar e ele ficou com muito medo). Então, seja honesto no jogo para viver realmente uma história de terror.

Recomendo o jogo para aqueles que querem uma experiência única de terror. É um jogo que realmente vai se envolver com o seu psicológico, tornando difícil manipular, pois as perguntas são bem pessoais, como se estivesse realmente em uma consulta. Minha dica é: responda com honestidade para ter um jogo mais proveitoso.

9. Papers Please

Papers, Please on Steam

Game independente desenvolvido por Lucas Pope, lançado em 2013. Desenvolvido para Microsoft Windows e OSX e em 2014 para Linux e iPad. Esse jogo simples, de estratégia, você é um homem que trabalha na fronteira de seu país e é responsável por decidir quem passa e quem não passa para o outro lado. Mas você deve ficar atento aos documentos e as novas regras do dia. Além disso, você precisa cuidar da sua família, então quanto mais pessoas você atender, mais dinheiro você vai receber no seu dia. Mas cuidado, alguns deles podem ser terroristas, entre outros problemas…

🟢 Esse é um jogo que soube utilizar a ferramenta muito bem 🟢

É um jogo de gráficos simples que precisa muito da atenção do jogador. Existem muitos finais diferentes e suas escolhas podem levar a acontecimentos diferentes, como mortes na fronteira, homens bombas, pessoas fugindo de outras, documentos falsos, pilantras, assassinos, refugiados e pessoas comuns que dizem a verdade. Tudo é você quem vai decidir.

Jogo recomendado para quem quer passar o tempo com um jogo de estratégia, tenso e ao mesmo tempo muito divertido.

E é isso gamers! Caso tenham mais sugestões de jogos, podem deixar nos comentários que já vou me preparar para jogar, afinal, esse é meu estilo favorito de jogo!

Um abraço, e que a Força esteja com vocês!

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page