top of page

5 jogos indies de 2021 para relaxar

Se você se considera bem aberto a conhecer jogos que fogem completamente do óbvio, listamos aqui três jogos indicados no Independent Games Festival que rolou no GDC nesse ano. São jogos para você mergulhar num mundo diferente e curtir com tranquilidade, sem preocupação com curva de aprendizado ou manobras para superar obstáculos. Todos os jogos foram lançados em 2021.

Behind the frame

A proposta aqui é você focar nos pincéis e resolver uma série de puzzles que vão servir de inspiração para a artista (a pintora, controlado por você) a completar sua obra prima.



O jogo tem uma arte muito bonita e vai te fazer mergulhar nas telas de pintura e nas pinceladas. A trilha e os efeitos sonoros vão te colocar ainda mais dentro desse mundo, te fazendo esquecer um pouco do mundo real.

Small Life

Esse jogo, desenvolvido por Yueqi Wu, foi inspirado em uma pequena cidade chinesa em que você circula pelo local e encontra diversos desafios e puzzles. O gráfico é minimalista, pautado pelo preto e branco e 2D para voltar a atenção do jogador aos pequenos detalhes e sutilezas escondidas nos cantos da simpática cidade.



A versão demo do jogo pode ser baixada gratuitamente aqui. Se baixar e jogar, aproveita para deixar um comentário e ajudar a desenvolvedora.

TOEM

Parta em uma agradável expedição e use seu olhar fotográfico para desvendar os mistérios do mundo mágico de TOEM nesse jogo de aventura desenhado à mão. Converse com personagens peculiares, ajude-os a resolver problemas tirando belas fotos e explore uma linda paisagem relaxante!

O jogo pode ser adquirido na Steam mas está também disponível para Switch.



Unpacking

Ganhador do prêmio de excelência em narrativa, esse jogo da Witch Beam conta a história da vida de uma pessoa através das mudanças de casa que ela tem ao longo da vida. Não sabemos nome, idade e nenhuma informação pessoal da protagonista mas nos conectamos com ela desde o início quando precisamos desempacotar o que provavelmente foi a primeira mudança de sua vida, quando era criança. Arrumar os brinquedos, a mochila, os livros aliado a sons relaxantes nos motiva a tirar cada vez mais itens da caixa, descobrir novos objetos e interpretar qual história cada um ali está tentando contar.


O jogo está no GamePass e no Switch e levei aproximadamente duas horas para finalizar tudo. Foi feito para relaxar e cada “mudança” é uma fase que fica salva automaticamente quando toda a arrumação termina. É tão gostosinho que jogaria ele novamente no computador, no celular … em qualquer lugar.

Mini Motorways

Esse, para mim, se encaixa na mesma categoria de Unpacking, pois é o tipo de jogo que serve para te relaxar sem exigir uma grande carga horária de dedicação. É apenas relaxante programar as vias e os fluxos, ver se dá certo ou se der errado, refazer de uma forma que funcione. Você está no comando de uma cidade em desenvolvimento e precisa construir uma malha viária eficiente que leve todas pessoas aos lugares que elas querem chegar. A arte do jogo é incrível com cores vívidas sem se tornar cansativo em termos de estímulo visual e os sons são muito agradáveis. Seja fã de Simcity ou não, é muito fácil gostar de Mini Motorways. 


O jogo está disponível para PC na Steam e celular (Apple Arcade).

Dica extra: Nainai´s Recipe

Tenho uma memória afetiva com Cooking Mama que me fez despertar curiosidade na cozinha, mesmo que me falte talento. Nainai´s Recipe conseguiu resgatar esse sentimento com fluidez nos movimentos e gráficos de mangá. Em primeira pessoa, você está diante de uma cozinha e precisa preparar receitas. Há um toque especial e aparentemente familiar em resgatar o cuidado chunes com o preparo das refeições.

O jogo, que concorreu à categoria de melhor jogo de estudante e foi desenvolvido por Fan Fang e Mai Hou, ainda não está à venda na Steam mas fica aqui como uma dica para manter atenção quando ele for lançado.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page